Ao longo dos anos, devido às mudanças no ambiente regulatório e à expansão da globalização, a exigência de padrões éticos está cada vez mais elevada, levando o Ecad a assumir o compromisso de evoluir e reestruturar suas estratégias, estruturas organizacionais e tecnologia.
O setor de GRC (Governança, Risco e Compliance) tem como objetivo garantir que a instituição atue de forma eficiente e transparente, integrando as atividades e agindo em conformidade com as diretrizes e leis relacionadas ao seu negócio, a fim de auxiliar na tomada de decisões baseadas em riscos, promovendo e aprimorando a cultura da ética e integridade corporativa.
Dessa forma, a função de Compliance ganha cada vez mais relevância como mecanismo de prevenção, detecção e resposta a práticas indevidas que possam implicar descumprimento de normas e de padrões de ética e conduta, ajudando a proteger a imagem e reputação e agregar valor para o Ecad.
Além da atuação preventiva e detectiva, o Compliance cada vez mais tem se tornado uma atividade consultiva, dando suporte aos objetivos estratégicos e fazendo parte da missão, visão, valores, cultura e gerenciamento de riscos do Ecad.
Por fim, a Auditoria Interna é uma atividade de apoio à superintendência executiva que tem como objetivo verificar, avaliar e propor melhorias nos controles internos das áreas do Ecad. Atua em parceria com todas as áreas utilizando as melhores práticas de mercado, estando em conformidade com a legislação e regulamentação brasileiras, verificando a execução dos procedimentos e instruções normativas do Ecad.
Confira aqui a estrutura organizacional.