Resultados que a música agradece
Os resultados alcançados pelo Ecad na arrecadação e distribuição de direitos autorais de execução pública de música apontam a força da gestão coletiva no Brasil.
Em 2023, mais de 323 mil titulares e associações foram contemplados com rendimentos em direitos autorais de execução pública. A distribuição total foi de R$ 1,3 bilhão, o que representa um crescimento de mais de 12% em comparação com o que foi distribuído em 2022.
Com a ajuda de quem faz e usa música, continuamos a manter esta arte viva!
Arrecadação
Distribuição
Beneficiados
Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia do coronavírus afetou economicamente a indústria da música no Brasil e no mundo. Além da diminuição no número de shows e eventos presenciais, em decorrência das restrições impostas pelas autoridades, a gestão coletiva da música enfrentou outras dificuldades ao longo do ano, como a inadimplência, principalmente fora das grandes capitais do país, e a baixa remuneração das plataformas de streaming para os titulares de música.
Para que os artistas não fossem prejudicados, o Ecad investiu em tecnologia e adotou importantes medidas de gestão, intensificando as operações nas áreas de Distribuição e Arrecadação. Foi grande o esforço para ampliar o diálogo com usuários de música na tentativa de realizar parcerias e diminuir a inadimplência, adotando critérios de cobrança diferenciados para segmentos como o de hotéis e academias, também muito impactados pela pandemia.
A gestão coletiva também adotou medidas de apoio à classe artística em meio à crise econômica, como a antecipação de valores para titulares que receberam direitos autorais de segmentos impactados significativamente pela pandemia como Carnaval, Festa Junina e Movimento Tradicionalista Gaúcho.
-
Relatório Anual
Reforçando a nossa política de transparência, o Ecad divulga anualmente seu Relatório Anual.
Além dos resultados do último ano e dos tradicionais números de arrecadação e distribuição de direitos autorais, o documento traz um balanço geral do mercado de execução pública musical no país, reforçando a importância da gestão coletiva em benefício da classe artística. -
Balanço Patrimonial
Temos compromisso com a transparência e respeitamos quem contribui e quem recebe os direitos autorais. Em 2023, distribuímos R$ 1,3 bilhão em direitos autorais mais de 323 mil compositores, artistas e demais titulares, além das associações. Um resultado em perfeita sintonia com a música! -
Balanço Social
Além de arrecadar direitos autorais, impulsionamos a sociedade através da música. Afinal, quando a música e a sociedade estão em perfeita harmonia, as distâncias diminuem, as pessoas se aproximam e as vidas se transformam.