Sendas tem rádio terceirizada
Uma rádio interna terceirizada pela seleção musical nas lojas Sendas. Músicas populares e tranquilas preenchem o ambiente para agradar ao público – alvo do supermercado, formado principalmente por mulheres com mais de 25 anos, das classes populares e média. Os funcionários podem dar sugestões de acordo com o retorno das clientes.
A rádio própria está em funcionamento há aproximadamente dois anos e é muito valorizada pelo supermercado. " O desenvolvimento de uma marca precisa estar em todos os pontos de contato com a consumidora. O som ambiente é um deles", afirma Vinicius Silva Daniele, gerente de marketing da redes Compre Bem e Sendas.
A multimarcas de luxo Daslu também se utiliza dessa ferramenta e criou uma rádio própria que só é reproduzida nas lojas. A idéia deu tão certo, que CD’s compilações das músicas escolhidas já foram lançadas no mercado.
Perigo
O perigo é a falta de medida em alguns casos. Lojas voltadas para o público adolescente, muitas vezes, tornan-se verdadeiras discotecas e, exceto pelo público-alvo, ninguém consegue ficar muito tempo dentro delas. Segundo Daniele, o respeito pelo gosto do consumidoré primordial, inclusiva na escolha do som. " afinal, o cliente não pediu para ouvir a música", explica.
Já restaurantes e lojas de música costumam ter cuidado especial com o marketing sonoro. A Modern Sound, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, investe em música ao vivo a partir de meio-dia. Até às 17h, o pianista Doris Marques toca músicas eruditas e atende a pedido dos clientes.
Para Pedro Otávio, gerente da loja, essa opção garante elegância à marca. À noite, a loja abre espaço para o happy hour, com apresentações de quartetos e quintetos de instrumentistas. Assim, a loja ganha nova função, a de casa de shows.