Relatório mostra que vendas de música digital cresceram 159% no Brasil
A Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) divulgou, esta quarta-feira, os números oficiais relativos ao faturamento de 2009, que apresentou uma melhora geral, apesar de pequena, em relação ao do ano anterior. Os números que mais chamaram a atenção, como não poderia deixar de ser, foram os relativos ao mercado das vendas de música digital, que cresceu 159,4%, faturando cerca de R$ 41,7 milhões. Deste total, 58,7%, ou R$ 25.121 milhões, foram de receitas advindas da internet, e 41,3%, de vendas de música via telefonia móvel (R$ 17,657 milhões).
Consumo de música digital legalizada é maior
Pela primeira vez em quatro anos, desde que a associação anuncia os números das vendas de músicas em formatos digitais, os percentuais das vendas pela internet superaram os das feitas através da telefonia móvel. Esse resultado indica uma mudança e uma maior aceitação do consumo de música digital legalizada, via sites autorizados.
No mundo, o segmento de música digital teve um crescimento de 12% em 2009, e movimentou cerca de US$ 4,2 bilhões, de acordo com o Digital Music Report, informativo divulgado em janeiro pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).
O mercado digital gerou no mundo, no ano passado, receitas que representam 27% do total das vendas de músicas gravadas. No Brasil, a participação do mercado digital no total das receitas passou de 8%, em 2007, para 12% em 2008, mantendo-se nesse mesmo patamar em 2009.
Numa comparação entre as receitas vindas da internet e da telefonia móvel nos últimos anos, pode-se perceber um visível crescimento das vendas na rede por sites autorizados, em detrimento aos downloads gratuitos, uma das pragas que assolam os negócios da indústria fonográfica, ao lado da pirataria física.
Em 2006, dos R$ 8,5 milhões arrecadados nas vendas da área digital, apenas 4% eram relativos à internet – cerca de R$ 300 mil – contra 96% da telefonia móvel, ou R$ 8,2 milhões. No ano seguinte, o percentual da internet já havia subido para 24%, dos R$ 24,2 milhões arrecadados.
Em 2008, esse percentual caiu em 2%, arrecadando R$ 9,683 milhões do montante de R$ 43,503 milhões. No ano passado, ele teve uma variação positiva de 159,4%, ou seja, mais que o dobro da fatia que havia conquistado em 2008, assumindo, aparentemente de vez, a hegemonia do setor, desde o início dominado pelas vendas via telefonia móvel, que tiveram uma variação negativa de 47,8%.