Leonardo Jorge trabalha para o Ecad identificando as músicas tocadas em programas de televisão Foto: Divulgação / Reprodução
Se você pudesse escolher, qual cargo você teria para o resto da vida: a) degustador de chocolate; b) receber para assistir séries e filmes durante todo dia ou c) testador de tobogã? Pode até parecer loucura, mas essas profissões são reais e é possível se candidatar a elas!
No início dessa semana, por exemplo, o Netflix abriu uma vaga no Brasil para um funcionário que passará o dia assistindo as produções disponíveis no site e catalogá-las.
Esse tipo de trabalho, porém, não é novidade por aqui. No Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), a instituição responsável pela cobrança dos direitos autorais de execução pública musical, há especialistas que passam o dia inteiro assistindo programas exibidos na televisão para identificarem as músicas tocadas e os compositores.
A equipe causa inveja em amigos e familiares Foto: Ecad / Divulgação
A equipe já está acostumada com a "inveja" dos amigos e familiares, que também querem receber para ver televisão, e com as piadas quando dizem que tiveram um dia cansativo. O maestro Ayres, especialista em música clássica, afirma que é necessário ter muita concentração para desempenhar as tarefas:
– Às vezes, a mudança de uma música para outra é muito sutil. O ouvido tem que estar afiado.
Anderson Rodrigues, de 32 anos, é o especialista em samba e funk do setor. Conhecido como Ovo, ele lembra que não é preciso apenas identificar a música:
– É preciso verificar como a música é utilizada. Os valores cobrados variam de acordo com o tempo de duração, mas também com a importância. Em uma novela, por exemplo, os preços são diferentes para a trilha sonora da abertura e uma música que toque apenas ao fundo de uma festa em que os personagens estão conversando.
Já Alana Barroso, de 27 anos, acrescenta que a profissão, apesar de ser apaixonante, também tem um lado burocrático, como qualquer outra:
– A gente não passa o dia assistindo aos programas de televisão que gostamos ou ouvindo só nossas músicas favoritas. O meu maior desafio até hoje foi a identificação de um mash up, com 187 trechos de músicas internacionais da década de 80, com 9 minutos de duração. Se não identifico uma obra, o artista não recebe, porque podem ter erros na planilha, então temos que checar tudo – explica a especialista em sertanejo e música eletrônica.
"O meu maior desafio até hoje foi a identificação de um mash up, com 187 trechos de músicas internacionais da década de 80, com 9 minutos de duração", conta Alana Foto: Ecad / Divulgação
O especialista em rock e pop, Leonardo Jorge, de 34 anos, tinha uma banda e mudou de opinião sobre o Ecad após começar a trabalhar lá:
– Eu conhecia como um órgão que apenas cobrava cada vez que tocava músicas de outros artistas, mas hoje entendo a importância disso, já que os valores são entregues para as pessoas que tiveram o trabalho de compor uma música.
Outro cargo que muita gente gostaria de ter no currículo é o de degustador de chocolate. Há 10 anos exercendo a função, a engenheira Química Gisele Sandy, de 36 anos, é responsável pelo Controle de Qualidade de produtos na fábrica da Nestlé em Capaçapava, em São Paulo. No entanto, a função não é exatamente como todos pensam:
– O que muita gente não sabe é que para degustar o chocolate não há a necessidade de engoli-lo. Apenas colocando-o na boca é possível avaliar o sabor. Para tanto, usamos o que chamamos de copo de descarte – explica Gisele.
Mas o cargo de Gisele não é apenas comer o doce que é o deleite mundial:
– Ainda fazem parte da minha rotina de trabalho, participar do desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e acompanhamento das linhas de produção. Estar entre os responsáveis por quem analisa o que vai para a casa do consumidor, torna meu dia a dia ainda mais desafiador – conta a engenheira.
Se, mesmo depois desse relato, você ainda quiser trabalhar com degustação de produtos, prepare-se para os testes:
– Para ser um avaliador sensorial é necessário passar por teste de seleção que envolve gostos básicos, memorização de odores e acuidade visual.
Conheça outras profissões que são o sonho de qualquer um:
Turista Profissional
Quem não gosta de explorar novos lugares e desbravar culturas diferentes? Imagine agora ser pago para isso! Existem agências de viagens que contratam funcionários para rodar o mundo explorando e divulgando destinos, experimentando hoteis e restaurantes.
Se você não ficou convencido por essa profissão, saiba que o site de relacionamento Match.com está procurando um "Paquerador" para viajar para diversos países devendado, além de todos os listados antes, o coração de homens e mulheres através do globo.
Abraçador de Panda
Há um ano, o Centro de Pesquisa e Preservação do Panda Gigante na China estava recrutando candidatos que estivessem dispostos a receber o equivalente a 32 mil dólares por anos para ser babás dos ursos. "Seu trabalho tem apenas uma missão: passar 365 dias com os pandas dividindo suas alegrias e tristezas" explicou um dos responsáveis pelo Centro para a Agência de Notícias Xinhua News.
Zelador de Ilha Paradisíaca
Em 2009, o Estado de Queensland, na Austrália, ofereceu a vaga de "zelador" em um conjunto de ilhas paradisíacas que tinha, entre outras, a função de alimentar tartarugas e observar as baleias que habitavam próximo ao pequeno arquipélago. O contrato de seis meses contava com o salário, na época, de aproximadamente 40 mil reais mensais.
"O fato de que o contratado será pago para explorar as ilhas da Grande Barreira Coralina, nadar, mergulhar e viver no estilo de vida de Queensland faz desse sem dúvidas o melhor emprego do mundo", disse o primeiro-ministro interino de Queensland na época, Paul Lucas, em entrevista a BBC.
Marcela Sorosini e Thais Carreiro