
Pré-Caju recebe Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música
Tradicional micareta de Aracaju é contemplada por iniciativa que valoriza a adimplência e o reconhecimento dos compositores
O Pré-Caju 2025, uma das maiores micaretas do país, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro, em Aracaju (SE), recebeu do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) o Selo de Reconhecimento por respeito aos direitos autorais de música. A homenagem reconhece a trajetória do evento e seu compromisso com as boas práticas no pagamento dos direitos autorais das obras executadas nos trios elétricos que animam o público sergipano.
Com mais de três décadas de história, o Pré-Caju reúne os maiores nomes da música brasileira e atrai milhares de foliões para as ruas da capital, movimentando a economia, o turismo e o setor artístico. Ao receber o selo, o evento se destaca como exemplo de valorização da música e de seus criadores, garantindo que compositores e artistas recebam a remuneração justa pelo seu trabalho.
“O Selo de Reconhecimento do Ecad destaca a importância de eventos que cumprem suas obrigações autorais e reconhecem o papel dos criadores da música. O Pré-Caju reforça que é possível celebrar com alegria e responsabilidade, valorizando os profissionais que fazem a festa acontecer”, afirma Fabio Cunha, gerente do Ecad que atende o estado de Sergipe.

Sempre que há música em eventos e festas, os organizadores devem efetuar o pagamento dos direitos autorais pela execução pública das obras e enviar ao Ecad as informações sobre o repertório apresentado, garantindo que os valores sejam distribuídos corretamente. Do total arrecadado, 85% são repassados diretamente aos compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, enquanto 15% são destinados à gestão coletiva da música, formada pelo Ecad e pelas sete associações de música que o administram.




