Música para o cliente ouvir
O marketing sonoro tem se tornado cada vez mais uma ferramenta para incrementar as vendas no comércio. Os lojistas já perceberam que o som ambiente pode despertar reações afetivas e cognitivas nos consumidores, criando, de forma velada, uma identificação com a marca. Além disso, um ambiente agradável faz com que o cliente permaneça por mais tempo dentro da loja, o que é sempre um bom negócio.
Para agradar ao público-alvo, muitas empresas têm criado suas próprias estações de rádio, tendo controle completo da seleção musical. Além disso, esse se torna um canal para o desenvolvimento de outras ações de aproximação com o cliente, como divulgação de serviços e mensagens institucionais. Para Vera Pontes, consultora da Soares Pereira & Consultores, essa inovação é muito importante. "A desvantagem de sonorizar uni ambiente com uma rádio aberta, é a possibilidade de se veicular a propaganda da concorrente", lembra.
A escolha do tipo de música deve ser cuidadosa, pois ela interfere diretamente nas emoções dos consumidores. "Com uma música lenta, nostálgica, desacelero a marcha do cliente, logo ele fica mais tempo na loja. já em uma lanchonete fast-food, a oferta é de um serviço em série, por Isso uma música mais estimulante e adequada’. comprova a consultora.
A loja esotérica Capim Limão, no Rio de Janeiro, estende o misticismo de seus produtos para o som ambiente, optando sempre por músicas relaxastes, como sons da natureza. Edineide Dantas, gerente da loja responsável pela seleção, diz que o marketing funciona também como propaganda para os CDs que estão à venda no estabelecimento. Na hora do almoço, toca uma música que aguça o apetite.