João Roberto Kelly, autor de clássicas marchinhas de Carnaval como ‘Cabeleira do Zezé’ e ‘Maria Sapatão’ que aparecem na lista das mais tocadas nos dias de folia, participou de uma campanha lançada pelo Ecad para agradecer a todos os usuários de música (como clubes, casas de diversão e organizadores de bailes e blocos carnavalescos) que respeitaram os artistas e pagaram os devidos direitos autorais pelas músicas tocadas durante os eventos de Carnaval deste ano.
Em vídeo inédito, divulgado através de mala direta e email marketing para mais de 2.300 usuários, Kelly explica a importância do direito autoral para a vida do compositor, principalmente para aqueles cujas obras são tocadas somente em períodos específicos do ano, como as marchinhas de Carnaval. “Toda essa alegria que a gente leva, com a “Cabeleira do Zezé, com a “Mulata bossa nova”, “Mamãe eu quero”, músicas minhas e de outros autores, merece uma recompensa, não é? Eu quero agradecer porque você está respeitando o meu, o nosso direito autoral”, diz Kelly. O vídeo com o depoimento na íntegra está disponível no canal da instituição no YouTube.
A campanha também divulga os números recordes de valores distribuídos e artistas beneficiados e os rankings dos autores que mais receberam direitos autorais e das músicas mais executadas no período. O Ecad distribuiu, em maio de 2014, R$ 14,3 milhões em direitos autorais para mais de 16. 327 titulares que tiveram suas canções executadas durante o Carnaval.