Folião consciente respeita os compositores e paga direito autoral

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PÁGINA INICIAL Notícias Folião consciente respeita os compositores e paga direito autoral
Folião consciente respeita os compositores e paga direito autoral

Folião consciente respeita os compositores e paga direito autoral

13.02.2012 Notícias

Para valorizar os compositores que criam músicas de axé, marchinhas, sambas e frevos, o Ecad lançou sua Campanha de Carnaval. Com o tema “Faça parte do bloco do bom folião: pague o direito autoral e valorize quem anima o seu carnaval”, a entidade enviou nos meses de janeiro e fevereiro seis mil malas-diretas para usuários de música como promotores de eventos, prefeituras, hotéis, pousadas, clubes, casas de shows, bares, boates, restaurantes, associações, entre outros, para conscientizá-los sobre a importância do pagamento do direito autoral.

 

Além da mala direta, o Ecad também disponibilizou um banner animado da campanha no site www.ecad.org.br. Estes materiais trazem o passo a passo de como os organizadores de eventos carnavalescos devem proceder para ficar em dia com o pagamento de direito autoral, que somente pode ser efetuado através de boleto bancário. Também orienta sobre a importância do trabalho de gravação desses eventos, realizados pelos operadores do Ecad para garantir a justa distribuição dos valores arrecadados neste período. Em torno de 200 Ecad.Tec Som (equipamentos com tecnologia digital e com autonomia de 16 horas de gravação) serão utilizados pelos operadores para gravar os eventos carnavalescos em todo o Brasil. Importante lembrar que muitos compositores só recebem direitos autorais nesta época do ano. 

 

A gerente executiva de Marketing do Ecad, Bia Amaral, ressalta a importância do envio da mala direta como instrumento de conscientização aos donos de estabelecimentos e organizadores de eventos para estreitar o relacionamento com o usuário e valorizar o papel da música e de seus criadores no nosso dia a dia. “Somos reconhecidos mundialmente como o país do Carnaval. Quem valoriza e paga o direito autoral evidencia a importância da música nesse grande espetáculo. É importante lembrar que, apesar de muitos cantores obterem rendimentos através dos shows que fazem durante o carnaval, o direito autoral beneficia principalmente os compositores, fazendo com que os autores sejam devidamente retribuídos por suas criações. Temos notado uma evolução na consciência dos organizadores de eventos, que estão reconhecendo cada vez mais a importância do direito autoral na vida dos compositores e artistas”, explica Bia.

  

Ecad joga confete em quem respeita o direito autoral

 

Como forma de valorizar os usuários de música que respeitam os compositores que dão alma ao Carnaval, o Ecad divulga os nomes de alguns blocos adimplentes com o pagamento do direito autoral. No Rio de Janeiro os blocos Banda de Ipanema, Mulheres de Chico, Sargento Pimenta, Fogo e Paixão, Vira Lata, Bloco da Mamadeira e Desliga da Justiça, Imprensa que eu gamo, Banda do Leme, Banda da Sá Ferreira, Banda de Madureira, Banda da Barra, que arrastam milhares de pessoas, já fazem parte do "Bloco do Bom Folião" cujos integrantes reconhecem a importância da música e de seus autores para a realização dessa grandiosa festa.

 

Números Ecad: Carnaval 2011

 

Segundo dados oficiais do Ecad, no Carnaval do ano passado foram distribuídos R$ 12,3 milhões para 16.542 artistas que tiveram suas músicas tocadas em shows, blocos, trios elétricos, clubes, bailes carnavalescos, coretos, desfiles e eventos durante o período da festividade. Esse valor foi 5% maior do que em 2010. Segundo o gerente executivo de Distribuição do Ecad, Mario Sergio Campos, para 2012 a previsão de aumento da distribuição aos artistas está entre 15% e 20%.

 

 Sobre as obras em domínio público

 

A lei dos direitos autorais (Lei Nº 9.610/98) determina que em qualquer execução pública de música devam ser pagos direitos autorais aos seus criadores. Mesmo as músicas mais antigas, cujos autores já faleceram, têm os seus direitos garantidos, pagos aos seus familiares, até 70 anos após o seu falecimento.

 

 

 

Ranking referente à execução pública musical em clubes, casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e eventos de rua

(exceto shows)

 

1. Cabeleira do Zezé (João Roberto Kelly/Roberto Faissal)

2. Me dá um dinheiro aí (Homero Ferreira/Glauco Ferreira/Ivan Ferreira)

3. Mamãe eu quero (Jararaca/Vicente Paiva)

4. Cidade Maravilhosa (André Filho)

5. Mulata Yê Yê Yê (João Roberto Kelly)

6. Vassourinhas (Vassourinhas/Batista Ramos/Mathias da Rocha)

7. Marcha do Remador (Castelo/Antônio Almeida)

8. Allah-la-o (Antônio Nassara/Haroldo Lobo)

9. Cachaça (Heber Lobato/Mirabeau/Lucio de Castro/Marinosio Filho)

10. A Jardineira (Humberto Carlos Porto/Benedito Lacerda)

 

 

Ranking dos autores com maior rendimento no Carnaval 2011, em todo o Brasil (em clubes, casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e eventos de rua, exceto shows)

 

 

1. João Roberto Kelly

2. Braguinha

3. Lamartine Babo          

4. Haroldo Lobo

5. Alain Tavares

6. Jorge Bem Jor

7. André Filho

8. Carlinhos Brown

9. Vassourinhas

10. Manno Goes

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