O Ecad foi eleito, pela quarta vez, uma das 100 empresas mais inovadoras em Tecnologia da Informação pela IT Mídia. O Escritório Central ficou em segundo lugar na categoria “Serviços Diversos” e 55º no ranking geral, concorrendo com o case da implementação de armazenamento de dados na nuvem. A premiação avalia empresas que adotaram em seu dia a dia iniciativas em que a TI tenha contribuído direta ou indiretamente em seus resultados. Os cases inscritos na premiação foram avaliados por um comitê formado pela IT Mídia, profissionais do mercado e PricewaterhouseCoopers. No dia da premiação, realizada em São Paulo no dia 17 de novembro, a instituição foi representada pelo gerente executivo da área de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico do Ecad, José Pires, que recebeu a placa de reconhecimento em mãos, e pelo gerente de Qualidade de Serviços de TI, Marcos Eboli.
O investimento em cloud computing representa uma grande inovação para o Ecad e garante muitos benefícios, como redução de custos, segurança em caso de interrupção do serviço dos servidores físicos, gerenciamento simplificado e escalabilidade, ou seja, será possível aumentar a sua capacidade de armazenamento de acordo com a demanda. Além disso, os dados disponibilizados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar. O uso de tecnologia é considerado ferramenta estratégica no trabalho do Ecad, permitindo tornar o processo de distribuição de direitos autorais ainda mais dinâmico. Atualmente, o Ecad faz uso de softwares pioneiros, desenvolvidos internamente, mas em parceria com entidades como PUC-Rio e USP de São Carlos, que automatizaram a captação, gravação e identificação de músicas executadas pelas emissoras de rádio e TV brasileiras.
"A premiação recebida demonstra o quanto é importante para o Ecad investir em soluções inovadoras de TI. Mais uma vez, o Ecad mostra para a comunidade musical e ao público em geral que utiliza de forma estratégica e prioritariamente as soluções tecnológicas mais modernas, como forma de aumentar a produtividade e a qualidade nas atividades de arrecadação e distribuição", destacou José Pires.
Nos últimos cinco anos, foram investidos mais de R$ 25 milhões em TI para o desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades específicas do segmento de direitos autorais. A evolução tecnológica do Ecad tem sido um dos principais fatores para o alcance, nos últimos anos, dos recordes de arrecadação e distribuição de direitos autorais que vêm beneficiando milhares de artistas. Em 2014, o Ecad distribuiu R$ 902,9 milhões para 140.438 titulares de música (compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos) e associações.
SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DA FAMÍLIA
ECAD.TEC
Ecad.Tec
Móvel: um smartphone e uma
impressora portátil são ligados aos sistemas de arrecadação e distribuição do
Ecad, facilitando e agilizando o trabalho dos técnicos.
Ecad.Tec
Rádio: traz mais agilidade na comunicação
entre as rádios e o Ecad, substituindo as planilhas de Excel pelo envio digital
do arquivo com a programação da emissora.
Ecad.Tec Som: permite a gravação de shows e música
ao vivo, com autonomia de até 16 horas de gravação, sem ser necessária a
presença física de um técnico de gravação.
Ecad.Tec
CIA Rádio: sistema pioneiro desenvolvido
pelo Ecad em parceria com a PUC-Rio para automatizar os processos de captação,
gravação e identificação das músicas executadas em rádios AM e FM em diversos
pontos do Brasil.
Ecad.Tec CIA Audiovisual: sistema
de alta tecnologia desenvolvido para captar, gravar e identificar
automaticamente as músicas executadas em emissoras de TVs abertas e fechadas. O
software foi desenvolvido pelo Ecad em parceria com a PUC-Rio e a USP de
São Carlos.