Gonzagão, o rei das festas juninas
O Ecad acaba de distribuir os valores referentes a direitos autorais de execução pública musical para os artistas que tiveram suas músicas executadas no período de festa junina deste ano. Foram distribuídos R$ 1,7 milhão para 5.037 artistas, como autores, compositores, intérpretes e músicos, entre outros. O “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, lidera o ranking de autores que mais receberam direitos autorais, seguido do sertanejo Sorocaba. Tato, do Falamansa, Mario Zan e Lamartine Babo completam as cinco primeiras posições. Os rankings são feitos utilizando como base as gravações realizadas pelo Ecad nos festejos juninos cujos organizadores realizaram o pagamento dos direitos autorais.
O compositor Dorgival Dantas, autor do sucesso “Você não vale nada”, que figura no ranking das 20 músicas mais tocadas, participou da campanha “Vozes em Defesa do Direito Autoral. E que Vozes!”, promovida pelo Ecad e pelas associações de música. Em seu depoimento, Dorgival pede que os usuários de música respeitem o direito autoral: “Você que mexe com festa, com rádio, com TV, procure fazer isso da melhor maneira possível. Faça a sua parte e pague o direito autoral”, diz o compositor.
Outro integrante da campanha “Vozes em Defesa do Direito Autoral. E que Vozes!”, Tato, vocalista e compositor do grupo Falamansa, conta que muitas vezes se frustra quando organizadores de seus shows se negam a lhe pagar direitos autorais. Para ele, fora do Brasil a história é outra. “A gente toca muito no exterior e percebe o quanto o direito autoral é respeitado nos outros países. O compositor consegue ter uma vida bacana, muito digna, mas isso acaba não acontecendo no Brasil. Eu espero que toda a sociedade tenha consciência disso, de que esse é um direito que está no próprio nome: direito autoral”, desabafa o artista.
Vale destacar que o pagamento do direito autoral não é só uma determinação legal, mas também uma atitude de valorização do trabalho dos artistas, principalmente de forró e baião no caso dos festejos juninos. Vários compositores só recebem direitos autorais em épocas específicas como esta, visto que algumas músicas típicas não costumam tocar nas rádios e estabelecimentos no decorrer do ano.
Confira os rankings:
20 Músicas Mais Tocadas (com referência autoral)
- Festa na Roça – Palmeira/Mario Zan
- Olha pro Céu – Luiz Gonzaga/José Fernandes de Carvalho
- Pagode Russo – João Silva/Luiz Gonzaga
- O Sanfoneiro só Tocava Isso – Haroldo Lobo/Geraldo Medeiros
- Balada – Cassio Sampaio
- Quadrilha Brasileira – Gerson Filho/José Maria de Aguiar Filho
- Asa Branca – Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga
- Isto é lá com Santo Antônio – Lamartine Babo
- Pula a Fogueira – João Bastos Filho / Amor
- Humilde Residência – Fernando/Luiz Henrique/Tiago Marcelo/Malcolm Lima
- São João na Roça – Zé Dantas/Luiz Gonzaga
- O Xote das Meninas – Zé Dantas/Luiz Gonzaga
- Sonho de papel – Alberto Ribeiro
- Assim Você Mata o Papai – Nicco Andrade
- Esperando na Janela – Raimundinho do Acordeon/Targino Gondim/Manuca Almeida
- Antônio, Pedro e João – Benedito Lacerda/Oswaldo Santiago
- Vem ni Mim Dodge Ram – Israel Novaes
- Rindo à Toa – Tato
- Frevo Mulher – Zé Ramalho
- Chegou a Hora da Fogueira – Lamartine Babo
20 Autores com Maior Rendimento
- Luiz Gonzaga
- Sorocaba
- Tato
- Mario Zan
- Lamartine Babo
- Zé Dantas
- João Silva
- Cassio Sampaio
- Palmeira
- Humberto Teixeira
- Dorgival Dantas
- Alberto Ribeiro
- Euler Coelho
- Antônio Barros
- Dominguinhos
- Humberto (dupla Humberto e Ronaldo)
- Zé Ramalho
- Gerson Filho
- Nicco Andrade
- Haroldo Lobo