Rede de cinemas fecha acordo para pagamento de direitos autorais
O Cine Araújo, um dos maiores grupos de cinema do Brasil, fechou acordo com o Ecad para pagamento dos direitos autorais aos artistas que possuem suas músicas executadas nos filmes exibidos pelo cinema. O acordo beneficiará milhares de titulares de música nacionais e estrangeiros. A rede destinará 2,5% de seu faturamento bruto por mês para pagamento dos direitos autorais. No ano de 2008, o Cine Araújo teve um faturamento de mais de R$32 milhões.
O pagamento já começou a ser feito este mês. O Cine Araújo, como é conhecida a Rede Cinematográfica Araújo, é um dos maiores exibidores do Brasil, junto às redes Cinemark, UCI e Severiano Riveiro, sendo o primeiro grupo nacional a investir no modelo multiplex, ficando em 4º lugar no ranking dos maiores exibidores tanto por quantidade de salas (com 95 salas) quanto por geração de receita.
Para o Ecad, iniciativas como a do Cine Araújo mostram uma importante evolução na consciência cultural do empresário brasileiro. “O reconhecimento do segundo maior grupo de cinema nacional em número de salas no Brasil reflete respeito e valorização dos autores das músicas. Todo artista tem o direito de receber pela criação de sua obra”, declara Márcio Fernandes, gerente executivo de Arrecadação do Ecad.
Este novo acordo demonstra que os grupos de cinema brasileiros têm, cada vez mais, reconhecido a obrigatoriedade do recolhimento do direito autoral. Além do Cine Araújo, o Ecad mantém contrato com outras grandes redes, dentre as quais pode ser destacado o Grupo Severiano Ribeiro, um dos maiores do país.