Sorte, Deus e humildade
Formada no ano passado, a dupla londrinense Saulo e Fernando corre atrás do sucesso
O sertanejo descobriu o segredo de ”fabricar” dinheiro na música. Estratégias agressivas e a prospecção do mercado são algumas fórmulas do sucesso.
”Porém, quando os artistas despontam nacionalmente, você tem que fechar a sua estratégia. Tudo o que será feito a partir daí é muito sigiloso”, afirma o produtor musical Márcio Alessandro Silva.
Analizando o DNA da bem-sucedida carreira de Sorocaba, o produtor diz que poucos compõem como ele. De acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), só na Região Sul, o compositor é um dos autores com maior rendimento em rádios em outubro de 2009, ficando em terceira colocação, depois de Vitor Chaves (primeiro lugar) e Rick (segundo lugar).
”Ele abriu um novo caminho para o sertanejo universitário. O público se identificou rápido com a música dele. A cada dois meses, ele lança uma música nova”, comenta Silva.
A percepção do mercado faz com que o sertanejo mude de cara em cada região do país. Em Campo Grande, por exemplo, é moderno, mas com uma pegada antiga. São Paulo gosta de moda de viola.
Atenta ao gosto variado do público, a dupla londrinense formada em agosto de 2009, Saulo & Fernando, corre atrás do sucesso, incrementando o repertório com um pouco de música eletrônica, pop e rock, mas não esquece das modas antigas.
Para Saulo, o sucesso é produto final de grande investimento, mas a soma só fecha com uma regra que considera importante: ”Também é preciso ter sorte. Fora isso, sem Deus e humildade não dá para sobreviver em nenhum lugar”.