Ecad anuncia recorde na distribuição de direitos em 2009
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou os resultados da distribuição de direitos autorais em 2009. Segundo a entidade, a distribuição de direitos bateu recorde no ano, sendo 17,06% maior que em 2008, totalizando cerca de R$ 318 milhões e beneficiando 81.250 titulares. Entre 2000 e 2009, a distribuição dos direitos autorais deu um salto de 278%.
A arrecadação cresceu, segundo o Ecad, de forma mais significativa em alguns segmentos, entre eles o cinema. Os setores que apresentaram aumento foram o de direitos gerais (sonorização ambiental) com 25,6%; música ao vivo (23,56%); festa junina (18,96%); cinema (18,81%) e shows e eventos (17,35%).
Segundo o escritório de arrecadação, o aumento também se deu por conta do aumento do cadastramento de novos usuários de música; o fechamento de acordos com grandes redes de lojas; investimento em novas soluções tecnológicas que aprimoraram a arrecadação e distribuição de direitos autorais; manutenção do trabalho de comunicação dirigida aos usuários de música e foco na conscientização sobre a importância do pagamento do direito autoral. Além disso, outro fator apontado pelo Ecad para o aumento na distribuição de direitos foi "o positivo desempenho da instituição contra os usuários inadimplentes na esfera do Judiciário. Os valores arrecadados em vitórias judiciais chegaram a aproximadamente R$ 82,3 milhões em 2009, com destaque para as conquistas obtidas contra a rede de televisão Bandeirantes e as TVs por assinatura Sky, TVA SP, Net Rio de Janeiro e Net Santa Catarina, além de vitórias contra conhecidas casas de shows, hotéis, estabelecimentos comerciais e cinemas".