Projeto café com o ECAD esclarece dúvidas sobre direitos autorais
No dia 24 de outubro, a unidade do ECAD do Rio Grande do Sul realizou no restaurante Araucária, do Serra Verde Hotel, o evento Café com o ECAD. O gerente da unidade, Arion Saes, fez uma apresentação sobre o papel da instituição e dos direitos autorais de execução pública musical. Depois, os convidados realizaram perguntas e considerações.
Criado no ano passado, o Café com o ECAD é uma iniciativa da instituição para estreitar o relacionamento com os usuários, divulgar o seu trabalho e lutar pela valorização do direito autoral. O evento pretende reforçar a transparência de atuação do ECAD e conscientizar a sociedade a respeito dopagamento dos direitos autorais.
O encontro reuniu usuários de música de segmentos variados, entre eles: o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela, Sr. Marcos Zimermann; Presidente da Associação Cultural e de Turismo de Gramado, Sr. Luis Antônio Barbacovi; Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Gramado, Sr. Marcelo Décio Broilo; além de representante de hotéis, rádios, clubes e promotores de eventos.
Já em Santa Catarina, a edição do Café com o ECAD, aconteceu dia 07 de novembro, no Hotel Majestic, em Florianópolis.
Dentre os presentes estavam: o presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Florianópolis, Kissao Thais; o secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de Itajaí, Acyr Osmar de Oliveira; e representantes do Sindicato de Bares, Restaurantes, Hotéis e Motéis do Balneário de Camboriú, da Prefeitura Municipal de Bombinhas; de emissoras de televisão; do Conselho Regional de Contabilidade; da Academia Fernando Scherer; clubes, casas de shows e eventos, lojas, cinemas e produtores teatrais. Destaque para a presença dos principais promotores de eventos da cidade e dos advogados Rodrigo Mello e Fabiano Guimarães.
De acordo com Giselle Luz, gerente da unidade Santa Catarina, “os presentes ao café ficaram satisfeitos com a iniciativa do ECAD em realizar esse contato direto com os seus usuários, pois eles puderam obter mais informações, esclarecer suas principais dúvidas, como por exemplo, como é feita a distribuição de músicas internacionais, e ter uma maior aproximação com a instituição.” O evento foi positivo tanto para o ECAD como para os usuários de música. O Sindicato de Bares, Restaurantes, Hotéis e Motéis do Balneário de Camboriú, quer agendar uma reunião para firmar um acordo, em relação aos hotéis de temporada. Já o Conselho Regional de Contabilidade deixou as portas abertas para o ECAD realizar uma palestra aos seus filiados.
O evento já foi realizado em cidades como: Friburgo (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Santa Rosa (RS), Belém (PA), Sobral (CE), Juiz de Fora (MG) , Marília (SP), Natal (RN), São José dos Campos (SP) e Divinópolis (MG), entre outras já programadas até o fim do ano.