Ecad realoca arrecadação no varejo
O Ecad, entidade responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública de músicas tocadas publicamente, adotou uma estratégia para focar no varejo e aumentar a captação de novos usuários de música como bares, restaurantes, academias, salões de festas e outros.
Em 2008, os cadastramentos de novos usuários que pagam direitos autorais subiram 15,3%. A estratégia de redirecionamento da arrecadação no varejo pode ser percebida pela participação do segmento de televisão, onde estão os maiores pagadores de direito autoral. Em 2001, a arrecadação de TV era 42,31% do total e, em 2007, caiu para 31,22%, mas os valores arrecadados de emissoras de TV subiram 42,22%.
A redução na participação de TV ocorreu porque houve alta na arrecadação dos demais segmentos de usuários de música, como shows, emissoras de rádio e sonorização ambiental, que cresceram 129,71% de 2001 a 2007.
com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI