Ecad promove a campanha Orgulho por defender a música
O Ecad iniciou em 2008 a campanha “Orgulho por defender a música”, dirigida aos seus funcionários de todo o Brasil. O projeto tem como objetivo mudar a cultura da instituição, valorizando o trabalho que desenvolve para os colaboradores e para o mercado, reforçando a sua importância para a música e a cultura.
Representante legal dos titulares (compositores, cantores, músicos, editoras e produtores fonográficos) das dez associações musicais que o integram, o Ecad é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical a esses artistas. Por esta razão, tanto a instituição quanto seus funcionários são vistos pelos usuários de música como eternos fiscais e cobradores de direito autoral. A campanha pretende facilitar o entendimento dos colaboradores com relação ao negócio do Ecad e, com isso, mostrar a importância do seu trabalho em favor da causa dos direitos de milhares de compositores e artistas, cujo talento é reconhecido através do pagamento do direito autoral.
Para Bia Amaral, gerente executiva de Marketing da instituição, “desenvolver esta campanha tem sido extremamente gratificante, pois nos permite lembrar no dia-a-dia do sentimento de orgulho que cada colaborador do Ecad tem ao defender a música e seus criadores. Isso fica explicitado em cada ação de marketing que criamos. Com a campanha, percebemos que nosso trabalho é mais importante do que pensávamos, pois compreendemos que ele contribui significativamente para o movimento constante de uma imensa cadeia produtiva: a musical.”
De sonorização dos ambientes até encenação de peças teatrais
Para que a campanha tenha sucesso, as gerências executivas de Recursos Humanos e de Marketing realizaram ao longo do ano passado várias ações para mobilizar os 600 funcionários das 24 unidades do Ecad. Entre elas destacam-se: a criação de uma banda formada por colaboradores; a realização de fotos dos funcionários com camiseta de temática musical; realização de quiz na intranet com a promoção de um campeonato de perguntas e respostas sobre música, a divulgação na intranet de comunicados internos com histórias de compositores e artistas e a realização do concurso “Expresse seu orgulho”, no qual os funcionários participaram escrevendo um texto em resposta à pergunta “Por que você tem orgulho em trabalhar defendendo a música?” Os cinco melhores textos foram premiados, de acordo com suas colocações. Em todas as promoções, games e gincanas, os funcionários são premiados com brindes voltados para a música, como convites para shows, DVDs e CDs.
Outra ação importante é a realização de um teatro empresarial, cujo objetivo é transmitir uma mensagem de valorização e orgulho por trabalhar defendendo a música. Já foi encenada a peça “Ô abre alas”, na sede, no Rio de Janeiro, e nas unidades RJ, SP e MG, em que todos os colaboradores foram convidados a assistir. A peça contou várias passagens da história da música no Brasil, como a luta da compositora Chiquinha Gonzaga pela valorização do direito autoral, a criação da primeira associação de música até o surgimento do Ecad.
Guerreiros em defesa da música
A sonorização das recepções de todas as unidades da instituição foi concluída em dezembro. Assim, como a colocação de quadros com a temática "Guerreiros em defesa da música". O conceito é mostrar o orgulho que os colaboradores do Ecad têm ao defender a música, como se fossem guerreiros. O quadro mostra três guerreiros antigos com instrumentos no lugar de armas.
Com estas estratégias, o Ecad espera ainda facilitar e proporcionar aos seus funcionários um maior conhecimento musical, além de contribuir para a integração de suas equipes, a diminuição do estresse e aumento do bem-estar e qualidade de vida destes.
fonte: Ecad