Ecad lança solução tecnológica para agilizar o trabalho dos seus funcionários
Ecad.Tec Móvel permite que tarefas externas sejam realizadas em tempo real
Foi-se o tempo em que um funcionário do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) não conseguia, quando em trabalho externo, obter de forma on line as informações sobre os diversos usuários de músicas, saber como se encontra a situação deste em relação ao pagamento do direito autoral, realizar recadastramento ou imprimir um boleto bancário. O que poderia levar horas ou dias, dependendo se o colaborador estivesse em outra cidade distinta da cidade base do Ecad, pode agora ser feito em tempo real. A instituição, responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical, está lançando o Ecad.Tec Móvel, uma solução tecnológica que permite aos funcionários externos terem, na palma da mão, todas as ferramentas necessárias para agilizar o seu dia-a-dia.
Com o Ecad.Tec Móvel, constituído por um computador de bolso com telefone celular e uma impressora móvel, ambos ligados ao sistema de Arrecadação do Ecad, os colaboradores, mesmo fora do escritório, podem fazer consultas à base de dados, operações on line e impressão de documentos imediatamente. A facilidade de acesso às informações do usuário permitirá que o Ecad ganhe muito mais agilidade e qualidade das informações e ainda aumente seu poder de negociação em eventuais acordos. Os usuários de música também saem ganhando com esta nova ferramenta. Serão beneficiados pela facilidade e precisão dos dados em tempo real, gerando maior credibilidade e transparência às atividades da instituição.
Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Ecad, e contando com o apoio das demais áreas, o Ecad.Tec Móvel é resultado da superação do desafio de criar um programa que eliminasse a perda de tempo, bem como utilização de formulário em papel, uma vez que para cadastrar usuários e coletar dados, por exemplo, os funcionários precisavam ir à sua unidade. Se estivessem viajando, o atraso para colocar os dados no sistema seria ainda maior. O equipamento traz agilidade e praticidade na conexão entre o Ecad e seus colaboradores externos. E ainda permite que os funcionários internos, que anteriormente desempenhavam algumas destas atividades, tenham mais disponibilidade e tempo para desempenhar outras funções. “Com o Ecad.Tec Móvel teremos 35% de ganho de tempo nas atividades realizadas”, diz a superintendente do Ecad, Glória Braga.
O Ecad é a primeira instituição de direitos autorais, no mundo, a criar e utilizar uma solução tecnológica desse tipo para o desempenho das atividades mencionadas.
O Ecad.Tec Móvel será lançado em etapas. No fim deste mês, entrará em atividade o projeto piloto no Rio de Janeiro. Haverá um cronograma para implementação gradativa nas outras unidades. No fim do ano, o sistema estará todo implantado. Inicialmente, serão disponibilizados 150 pockets aos técnicos de arrecadação de todo o Brasil.
Titulares de música também saem ganhando
O Ecad desenvolveu esta solução para trazer mais rapidez à sua comunicação com seus funcionários que fazem trabalho de campo e cumprem um importante papel, pois ao cadastrar um novo usuário, realizar um acordo de recuperação de débito ou imprimir um boleto bancário no ato da visita estão contribuindo para aumentar a distribuição de direitos autorais para os titulares de música. O envio dos dados de forma correta e ágil reforça essa atuação.
Tecnologia de ponta
Uma complexa infra-estrutura foi montada para suportar os novos serviços que serão disponibilizados. Foi utilizada tecnologia avançada. O produto Ecad.Tec Móvel é formado por um Pocket PC Phone (PDA) com o sistema operacional Windows Mobile 6. Outro componente é uma impressora térmica Bluetooth, que fará a emissão de documentos que requerem assinatura dos usuários de música. Na parte de comunicação são utilizados recursos de dados e voz destacando SMS, acesso a webservices através de conexão GPRS/EDGE. Todos os serviços são suportados por um servidor central (Middleware) que fica na sede do Ecad e faz todos os controles de tráfego e sincronização de dados entre um banco de dados Oracle e os Pockets. O sistema de arrecadação do Ecad também está sendo personalizado para se integrar ao projeto.
Critério na escolha das soluções
Na fase de planejamento do projeto, foram consideradas diversas características para a escolha dos fornecedores de equipamentos e telefonia. A opção pelo uso da plataforma Windows Mobile 6.0 favoreceu a aquisição dos Pocket PCs da HTC, líder mundial em smartphones e PDAs e responsável por 85% da venda dessa plataforma no mundo. Com sua primeira planta comercial fora da Ásia instalada no Brasil, a HTC alimenta o mercado local com a produção de equipamentos ideais para operação de campo. Já a escolha do parceiro em telefonia foi um pouco mais complicada. Inicialmente, as quatro maiores operadoras de telefonia móvel estavam na disputa, mas depois de uma pré-seleção somente duas operadoras tinham a estrutura, abrangência e tecnologia necessárias para a solução proposta. A escolhida foi a operadora Claro, que ofereceu as melhores condições, além do subsídio nos Pockets PCs da HTC, tornando-a a melhor opção entre as operadoras de telefonia.
Segundo a superintendente Glória Braga “o projeto Ecad.Tec Móvel tem como principal objetivo implementar um sistema de apoio às atividades de campo dos nossos colaboradores, utilizando equipamentos que permitam a mobilidade e a conectividade necessárias à execução das tarefas e padronização das rotinas, tais como melhoria na qualidade da informação, rapidez na transferência destas, aumento de produtividade e melhoria no relacionamento entre funcionários, unidades e usuário”.