Ecad lança campanha para o Réveillon 2009
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) promove neste mês de dezembro a campanha de Réveillon, com o objetivo de esclarecer aos usuários de música sobre a importância do pagamento dos direitos autorais nas festas de fim de ano. Afinal, essas comemorações, além de champanhe, fogos e votos de um ano melhor, são sempre acompanhadas de uma boa música.
Foram enviadas aproximadamente 8.500 malas diretas para estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes, bares, clubes, hotéis, boates, casas de festas, além de prefeituras e promotores de eventos em geral, principais organizadores das festas de passagem de ano.
O tema da campanha deste ano é “Veja 2009 com muita alegria: música é diversão em sua vida”. Para a mala direta foi criada uma caixinha contendo um par de óculos com temática musical, cujo formato é o ano de 2009, a fim de que o usuário o utilize para curtir sua festa de fim de ano com muita descontração.
O material também esclarece aos usuários qual o procedimento para efetuar o pagamento da retribuição autoral e disponibiliza os contatos das 24 unidades do Ecad em todo o Brasil. “Estamos desenvolvendo diversas ações de marketing para esclarecer aos usuários sobre a obrigatoriedade do pagamento dos direitos autorais, principalmente em períodos em que a música é fortemente utilizada, como é o caso do Réveillon”, esclarece Glória Braga, superintendente executiva do Ecad.
De acordo com a lei dos direitos autorais, toda pessoa física ou jurídica que quiser utilizar música em locais públicos, ao vivo ou gravada, deve efetuar o pagamento aos criadores das obras musicais. Para tanto, devem entrar em contato com a unidade ou representante do Ecad mais próximo de sua região para solicitar o cálculo da retribuição autoral e o boleto de cobrança.