Direitos autorais e sociais
Além de beneficiar um número cada vez maior de titulares de música, graças aos investimentos que tem feito na melhoria dos processos de arrecadação e distribuição de direitos autorais no país, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) vem intensificando sua política de ações de responsabilidade social. No ano passado, o órgão lançou o programa Ecad Social, que promove entre os funcionários de suas 24 unidades espalhadas pelo Brasil o cuidado com a preservação ambiental, a defesa da cidadania, o estímulo ao voluntariado e a utilização dos recursos materiais de forma consciente.
Entre as principais iniciativas do programa estão a realização de palestras para os colaboradores sobre temas como "Reciclagem e Meio Ambiente", "Direção Consciente", "Combate ao alcoolismo e às drogas" e Importância do Voluntariado; apoio cultural a eventos de cunho social; estabelecimento de coleta seletiva em todas as unidades da instituição; e utilização de caneca térmica, pelos funcionários, em substituição aos copos plásticos descartáveis.
No mês de outubro, durante a realização do primeiro Dia do Voluntário do Ecad, em comemoração ao Dia das Crianças, funcionários de todos o país promoveram atividades recreativas em entidades de auxílio a crianças, para onde também fizeram doações de itens como brinquedos, roupas e alimentos. Em dezembro, durante o Dia do Voluntário Ecad de Natal, outras 18 instituições receberam auxílio. Dessa vez, além de associações de auxílio a crianças carentes, foram beneficiadas também instituições de apoio a deficientes físicos e mentais, idosos e mulheres vítimas de violência doméstica, além das crianças prejudicadas pelas enchentes que ocorreram em Santa Catarina.
Como resultado de suas ações, o Ecad já conquistou prêmios como: Empresa Cidadã, em 2006 e 2008 , concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade – RJ; Empresa Solidária, em 2004, concedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro; Prêmio Balanço Social, em 2005 e 2006, concedido pela Aberje, Apimec, Ethos, Fides e Ibase; As Melhores da Dinheiro – Responsabilidade Social, segmento Serviços Diversos, em 2008, concedido pela Revista Isto é Dinheiro.
Para 2009, está prevista a implantação de um comitê de voluntariado, composto por funcionários de diferentes áreas, que será responsável pela montagem de um calendário anual com ações de voluntariado que será seguido por todas as unidades do Ecad no país. Novas palestras para os colaboradores também estão planejadas para acontecer ao longo do ano, assim como a intensificação da doação de materiais que podem ser reciclados por cooperativas que desenvolvem esse tipo de atividade, em benefício do desenvolvimento econômico sustentável.
Para a superintendente executiva da instituição, Glória Braga, os prêmios refletem a concepção do Ecad sobre seu papel social: "Uma empresa com responsabilidade social vai além da obrigação de respeitar leis, pagar impostos e dar condições adequadas de segurança e saúde para os seus funcionários. Ela faz isso por acreditar que contribuirá para a construção de uma sociedade mais justa."