
Cinesystem é a primeira rede de cinemas a receber Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música
Rede nacional de cinemas é contemplada por iniciativa que valoriza a adimplência e o reconhecimento dos compositores
A Cinesystem, uma das principais redes de cinema do país, recebeu do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) o Selo de Reconhecimento por respeito aos direitos autorais de música. A marca se torna a primeira do setor exibidor a conquistar a honraria, que reconhece empresas e eventos comprometidos com as boas práticas de pagamento de direitos autorais e valorização dos criadores das obras musicais executadas em seus espaços.
Presente em diversas cidades brasileiras, a Cinesystem utiliza música em suas operações e programações e reforça, com essa conquista, seu compromisso com a cultura e com os profissionais que tornam a experiência sonora parte essencial do entretenimento. A partir desta quinta (04/12), algumas salas da rede exibirão uma vinheta personalizada sobre o Selo de Reconhecimento do Ecad antes do início de cada sessão.
“O Selo de Reconhecimento do Ecad valoriza a adimplência e o compromisso com os compositores brasileiros. A Cinesystem se destaca como pioneira no setor de cinemas ao demonstrar que o respeito à música deve estar presente em todas as formas de exibição e lazer”, afirma Isabel Amorim, superintendente do Ecad.
Sempre que há música em exibições, eventos ou espaços públicos, é necessário efetuar o pagamento dos direitos autorais pela execução das obras e enviar ao Ecad as informações sobre o repertório utilizado, para que os valores sejam identificados e distribuídos corretamente. Do total arrecadado, 85% são repassados diretamente aos compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, enquanto 15% são destinados à gestão coletiva da música, formada pelo Ecad e pelas associações de música que o administram.
Com uma trajetória marcada pela inovação e pelo compromisso com a experiência do público, a Cinesystem reafirma sua responsabilidade cultural ao integrar o grupo de empresas que contribuem ativamente para a valorização da música e de seus criadores.
“Fazemos parte de um setor que sofre muito com a pirataria. Sabemos o impacto que a distribuição de conteúdos de forma ilegal pode causar, por isso reconhecemos a importância dos direitos autorais. É uma honra ser a primeira rede a receber esse selo de reconhecimento, que é fruto de um longo trabalho focado no respeito, no cumprimento das legislações vigentes e na valorização da cultura, promovendo acesso ao entretenimento para o público e garantindo os direitos dos criadores“, Marcos Barros, fundador e Chairman da Cinesystem.




