Baianos comandam a Festa da Música no Rio Grande do Sul
O evento, mais uma vez, aconteceu no Hotel Laje de Pedra e recebeu artistas, jornalistas, produtores e empresários de todo o Brasil
Osmar "Marrom" Martins | Redação CORREIO osmar.martins@redebahia.com.br
Durante três dias, de segunda a quinta-feira, a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, sediou a Festa Nacional da Música 2010. O evento, mais uma vez, aconteceu no Hotel Laje de Pedra e recebeu artistas, jornalistas, produtores e empresários de todo o Brasil. Em paralelo, foi realizada a Mostra de Instrumentos, com quatro das maiores empresas brasileiras: Roland, Izzo, Sonotec e Equipo.
Na primeira noite, além das discussões sobre o andamento da PEC da música e do pronunciamento do Ecad, teve homenagens e premiações. Entre os homenageados, o baiano Armandinho Macedo. No segundo dia, os debates e conferências prosseguiram, e também foi realizado um GreNal dos artistas no estádio do Serrano. No terceiro dia teve show beneficente no Centro de Eventos de Canela, com a participação de vários artistas.
Como já é tradição, também aconteceram grandes encontros no Salão Implúvio, como o de Fagner com o tenista Gustavo Kuerten. E a presença de artistas de várias gerações como Luiz Ayrão, Falcão, Angela Maria, Fafá de Belém, Silvio Brito, Maurício Mattar, o grupo de pagode Exaltasamba.
E, claro, os baianos do axé. Tendo como banda base a novata Axerife, subiram ao palco a Capitão Axé, Babado Novo, Reinaldo (ex-Terra Samba) e É O Tchan, de Beto Jamaica e Cumpadre Washington, além das novas dançarinas do grupo. No final, chamaram Armandinho e, juntos, cantaram o clássico Chame Gente.