Você sabe a diferença entre cachê e direito autoral?
Com a eclosão da pandemia de Covid-19 no último ano e o cancelamento de shows e eventos presenciais ao redor do mundo, a ausência dos famosos cachês fez com que muitos artistas encontrassem no direito autoral sua única fonte de remuneração. Mas, afinal, o que é considerado cachê? E qual a diferença dele para os direitos autorais? 🤔 No post de hoje do blog Por dentro do Ecad, você confere isso e muito mais!
Cachê é o preço cobrado por artistas e músicos em apresentações ao vivo realizadas em shows, eventos, casas noturnas, clubes e restaurantes, entre outros estabelecimentos, por exemplo, e se refere à remuneração pelas horas de trabalho dos profissionais que ali estão. Em geral, esse valor é estabelecido por meio de um acordo realizado pelo promotor do show ou evento e a equipe que representa o artista. Não há uma tabela pré-estabelecida e este valor geralmente é pago levando em consideração critérios como representatividade do artista na cena musical e a renda estimada com a venda de ingressos.
Já o direito autoral, garantido pela Lei nº 9.610/1998, está ligado diretamente à propriedade intelectual e é destinado aos criadores e profissionais envolvidos na gravação das músicas tocadas em eventos, casas de festas, clubes e restaurantes, entre outros canais e espaços onde há execução pública musical. Em linhas gerais, cada vez que uma canção é executada publicamente, os criadores e profissionais envolvidos na canção devem receber direitos autorais.
No Brasil, a arrecadação e a distribuição de direitos autorais são centralizadas pelo Ecad. Vale lembrar que, para receber direitos autorais, é necessário ser filiado a uma das sete associações de música que nos administram e manter o repertório atualizado por lá. Se você tem curiosidade para onde vão os valores pagos ao Ecad, é só clicar aqui para conferir o post especial sobre o tema.
Agora que você já sabe a diferença entre cachê e direito autoral, deu para ver a importância do pagamento ao Ecad, certo? ❤️ Afinal, como qualquer outro profissional, especialmente em um cenário de pandemia, o artista precisa viver do seu trabalho e o direito autoral é uma das formas de remunerar aqueles que vivem da música.
Se você possui um espaço que utiliza música, saiba que possui um importante papel para continuar a manter a música viva. Para regularizar a sua situação, é só entrar em contato com o escritório do Ecad mais próximo de onde você está. Nossa equipe também está à disposição para ajudar em outros assuntos relacionados ao nosso trabalho. 😀
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e com quem precisa saber um pouco mais sobre o universo dos direitos autorais. Nos vemos no próximo post! 😉