Tudo o que a contabilidade da sua empresa precisa saber sobre o Ecad
Se você cuida da contabilidade de uma empresa que usa música, em algum momento já ouviu falar do Ecad. O Ecad é o resultado do trabalho de pessoas empenhadas em manter a música viva por meio do pagamento dos direitos autorais aos compositores, intérpretes e músicos.
O Ecad é uma instituição privada sem fins lucrativos administrada por sete associações de gestão coletiva. A função do Ecad é arrecadar e distribuir os direitos autorais sempre que uma música for utilizada publicamente.
O que é direito autoral e por que ele deve ser pago?
O direito autoral é a forma que os compositores, intérpretes e músicos têm de serem remunerados pelo uso de seu trabalho e é garantido pela Lei Federal 9.610/98.
Para quem trabalha com contabilidade, o uso de músicas pode ser comparado à prestação de serviços de consultoria. Na consultoria, o contador vende sua inteligência sobre o assunto para resolver o problema do cliente. Com a música, o compositor usa sua criatividade para criar um serviço que torne a vida das pessoas mais felizes.
Você não consegue pegar uma consultoria com as mãos, mas entende o valor que ela representa. Na música, podemos dizer o mesmo.
Quanto custa o direito autoral?
Não existe um valor fixo para o pagamento de direitos autorais feito por meio do Ecad. O valor varia conforme a utilização da música por um canal ou estabelecimento. Nesse sentido, alguns critérios de cobrança são usados para realizar esse cálculo. São eles:
- tipo de utilização da música;
- ramo de atividade do usuário;
- região socioeconômica do usuário;
- importância da música para o negócio.
Para estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, academias, lojas de roupa, entre outros, o pagamento deve ser feito mensalmente. É importante ressaltar que qualquer estabelecimento que use músicas publicamente deve pagar os direitos autorais por meio do Ecad.
Nesse sentido, desenvolvemos ferramentas que facilitam o trabalho de contadores e todas as operações relacionadas ao Ecad podem ser feitas dentro do nosso site.
O Simulador de Cálculo foi desenvolvido para ajudar na projeção de gastos de uma empresa. Nossa ferramenta gratuita analisa as informações fornecidas e retorna com o valor do pagamento mensal do direito autoral.
Após a simulação, você pode procurar a nossa unidade mais próxima para emitir o boleto de pagamento.
Qual o benefício de pagar o Ecad?
Além de artistas e fãs, o Ecad é um dos componentes que mantêm a música viva, tendo fundamental importância para que artistas sejam remunerados pelo seu trabalho e possam continuar tocando o coração de seus fãs por meio da música.
É importante que as informações referentes ao pagamento de direitos autorais estejam bem entendidas para usuários de música. O Ecad se preocupa em fornecer esse conhecimento de forma didática e transparente para que as pessoas também percebam que não se trata de um imposto ou uma taxa.
O Ecad tem uma das maiores bibliotecas musicais do Brasil. Pesquisas sobre o cenário musical no Brasil são divulgadas frequentemente, fornecendo informações que podem ajudar a entender quais estilos musicais podem ser usados para atrair mais clientes.
Temos escritórios espalhados por todo o Brasil, sendo 21 unidades próprias, 17 agências credenciadas e nossa assistente virtual Mila, disponível 24 horas por dia. Os canais de atendimento podem e devem ser usados para que você se informe sobre o uso de música em seu negócio.
Para saber mais sobre direitos autorais, arrecadação e distribuição, acesse o nosso blog!