Respondendo dúvidas sobre o pagamento dos direitos autorais
O pagamento do Ecad é feito por boleto, enviado mensalmente ou ocasionalmente para os usuários de música. Algumas dúvidas podem surgir e é importante esclarecê-las para não ficar em atraso com a autorização para uso.
O boleto do Ecad é enviado automaticamente por email ou Correios e o valor é definido a partir do uso da música feito pelo canal ou espaço. Para quem usa a música ininterruptamente, a cobrança é mensal. Já para quem utiliza em situações específicas, como em um show, a cobrança é única, para aquele momento específico.
Os critérios usados para calcular o valor pelo uso público de músicas são:
- Tipo de utilização da música;
- Grau de utilização da música;
- Ramo de atividade do usuário;
- Local em que a música é tocada;
- Região socioeconômica do usuário;
- Importância da música para o negócio.
O valor também pode mudar caso o usuário de música atualize seus dados, alterando um dos critérios citados acima. Por conta disso, é importante mantê-los sempre atualizados no nosso escritório da sua região.
Além do valor, existem outras dúvidas frequentes sobre o pagamento do Ecad. Vamos saber mais sobre elas?
Como reconhecer um boleto do Ecad?
Adotamos medidas de segurança em nossos boletos para que os usuários possam validar as informações, até mesmo quem já está acostumado a fazer isso todos os meses. São elas:
- os boletos são emitidos exclusivamente pelo Banco Bradesco e o código de pagamento sempre inicia com os números 237;
- o nome do beneficiário é sempre “Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad”, com o CNPJ 00.474.973/0001-62;
- os boletos digitais são enviados apenas pelos emails sga@ecadtec.org.br e sga@ecad.org.br (adicione esses contatos à sua lista de remetentes confiáveis para evitar que caia na caixa de spam).
Além de adotar medidas de segurança, nos preocupamos em garantir que todos tenham conhecimento sobre essas informações. Essas precauções evitam que pessoas se passando por nossos representantes apliquem golpes nos usuários de música.
Como emitir a segunda via do boleto do Ecad?
Caso você não tenha recebido o boleto e a data de vencimento se aproxima, é possível emitir a segunda via sem custo algum. Para solicitar, acesse o Canal do Usuário ou peça para a nossa assistente virtual Mila (no canto inferior da sua tela) auxiliar você.
Para isso, basta preencher o CNPJ da empresa responsável pelo pagamento do boleto do Ecad.
Se você perceber que isso tem acontecido com frequência, entre em contato conosco para verificar se existe algum dado incorreto no seu cadastro.
E uma dica de segurança muito importante: nós não enviamos a segunda via do boleto para usuários de música que não solicitaram o documento. Se você receber algo do tipo, nos ajude a combater esse tipo de fraude fazendo uma reclamação em nosso Canal de Denúncias.
Como reconhecer uma tentativa de golpe?
Além da tentativa de fraude por email, é preciso atentar-se às cobranças presenciais e telefônicas.
Os nomes dos representantes autorizados a atuar em nome do Ecad estão disponíveis para consulta em nosso site, após a busca pelo município desejado. Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa unidade mais próxima.
Existe outra forma de pagamento que não seja por boleto?
A única forma de pagamento do Ecad é por meio do boleto. Nós não aceitamos pagamentos em dinheiro, pix, transferências bancárias e demais tipos de transações.
Como entrar em contato com o Ecad?
Se você suspeita que alguma pessoa está se passando por um dos nossos representantes para cobrar o pagamento dos direitos autorais, entre em contato com nossa unidade mais próxima de você. Os escritórios e agências autorizadas estão disponíveis em nosso site.
Você também pode entrar em contato com a Mila, nossa assistente virtual, pelo Whatsapp (21) 3506-8888.
Para saber mais sobre direitos autorais, arrecadação e distribuição, acesse o nosso blog!