Pagamento dos direitos autorais: saiba como não cair em golpes
Algumas pessoas com más intenções se aproveitam da facilidade do acesso a dados para aplicar golpes se passando por alguém ou algum lugar. Por isso, é importante prestar atenção nos detalhes antes de realizar qualquer pagamento
A maior parte das informações está na internet, facilitando o dia a dia das pessoas. Porém, é preciso ter certos cuidados e isso pode ser feito orientando-se por fontes confiáveis de informação. O Ecad acredita ser importante não só proporcionar uma boa experiência ao usuário, mas também conscientizar sobre a segurança digital.
A internet pode ser um ambiente seguro, onde as pessoas se sentem confiantes para usar qualquer tipo de serviço. Por conta disso, nós trabalhamos com transparência nas informações, disponibilizando todas as orientações sobre o pagamento de direitos autorais.
Neste texto, respondemos as principais dúvidas sobre esse assunto, para que usuários de música possam se proteger de possíveis golpes.
Como evitar fraudes no pagamento do Ecad?
Existe apenas uma forma de realizar o pagamento de direitos autorais por meio do Ecad: boleto bancário. O boleto deve ser emitido no site do Ecad ou por uma de nossas unidades e o usuário deve conferir se o código de barras começa com os dígitos 237, emitido pelo banco Bradesco. O nome do beneficiário no boleto é sempre “Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad”, com o CNPJ 00.474.973/0001-62.
Outras informações sobre a veracidade do boleto do Ecad podem ser conferidas em “saiba como reconhecer um boleto do Ecad”.
Como saber os nomes dos representantes do Ecad?
Os nomes dos representantes do Ecad são disponibilizados na página “Onde estamos”, após a busca pelo município desejado. Com essas informações, é possível conferir se uma pessoa está autorizada a realizar cobranças. Com o nome do representante, nós disponibilizamos o endereço do escritório, telefone, e-mail e horário de atendimento.
Em algumas situações, alguns representantes do Ecad estão autorizados a realizar a cobrança de direitos autorais por meio de ligações telefônicas, e-mails e atendimentos presenciais. No entanto, o Ecad não faz ligações pedindo dados pessoais ou cobrando pagamento via pix.
Se você suspeitar estar sendo vítima de um golpe, entre em contato com o nosso escritório mais próximo imediatamente.
Como identificar falsos representantes do Ecad?
O Ecad também mantém uma lista atualizada de representantes que já não fazem mais parte dos escritórios em todo o país. Essas pessoas estão inabilitadas a realizar cobranças de direitos autorais.
Quais os canais de atendimento do Ecad?
O Ecad tem diversos canais de atendimento e é importante recorrer a eles caso você suspeite de uma tentativa de fraude. O mais indicado é entrar em contato com o escritório mais próximo. São 21 unidades e 17 agências credenciadas em todo o país.
Em caso de dúvidas, você também pode entrar em contato com a sede do Ecad pelo Whatsapp (21) 3506-8888 ou mandar uma mensagem para a Mila, nossa assistente virtual disponível 24 horas.
Caí em um golpe, o que fazer?
Se você caiu em algum golpe de alguém se passando por um representante do Ecad, acesse o nosso Canal de Denúncias para relatar o que aconteceu. É importante que nós tenhamos conhecimento de fraudes para que possamos aprimorar nossas técnicas de segurança.
Produzimos esse conteúdo para que você siga todas as etapas e não seja vítima de um golpe. Conte com o Ecad para o que for preciso para manter a música viva!
Para saber mais sobre direitos autorais, arrecadação e distribuição, acesse o nosso blog!