O mês de agosto ficou marcado pela realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio, no Japão. Além do recorde de medalhas conquistadas pelos atletas de diversos países de modo geral, incluindo o Brasil, esse evento também ficou marcado por um motivo: sua trilha sonora, que teve o importante papel de representar as várias culturas dos participantes.
Em uma edição onde a saúde mental dos atletas ocupou o centro das discussões – graças à decisão da ginasta americana Simone Biles em não competir em algumas finais – a importância da música como forma de motivar atletas de alta performance ficou ainda mais evidente. Afinal, somada a um acompanhamento psicológico adequado, usar músicas nas atividades físicas pode ser capaz de motivar a continuidade dos exercícios e distrair o praticante de estímulos que não são capazes de trazer prazer, como cansaço, dor ou tensão emocional.
Mas esses não são os únicos benefícios trazidos por uma boa trilha sonora no momento da prática física. A música também tem o poder de criar a sensação de que o tempo do exercício passa mais rápido e pode até promover maior resistência física pela sincronização dos movimentos do atleta com a batida da música, aumentando a sensação de bem-estar.
Segundo levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), isso acontece porque as canções utilizadas podem induzir o cérebro a liberar diversos neurotransmissores relacionados ao bem-estar, como a serotonina e a dopamina. Você já tinha parado para pensar nisso?
Por isso, vale escolher bem a playlist do seu próximo treino! 🎶 Afinal, por estarem diretamente relacionadas ao estado de ânimo do atleta, algumas músicas carregam consigo o potencial de desanimar ao trazerem recordações ruins ou por simplesmente não serem do gosto de quem as escuta.
E fica a dica: para continuar contando com a música como aliada na hora da prática física, se você é proprietário de algum canal ou espaço que utilize música, como academias, não se esqueça de realizar o pagamento de direitos autorais ao Ecad.
A licença fornecida pelo Ecad traz uma série de benefícios e abrange a execução de toda e qualquer música. Isso quer dizer que você tem acesso a uma quantidade ilimitada de músicas, desde os grandes sucessos até clássicos nacionais e internacionais, permitindo grande variedade e adequação do repertório ao perfil dos seus alunos. Bem legal, não é mesmo? Para saber mais, é só
clicar aqui para encontrar o nosso escritório mais próximo.
E você, gostou desse conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e com quem precisa saber mais sobre o universo dos direitos autorais. Nos vemos no próximo post aqui no blog "Por dentro do Ecad"! 😉