O que faz o Ecad?
O Ecad, que significa "Escritório Central de Arrecadação e Distribuição", é responsável, como o próprio nome aponta, por toda a arrecadação e distribuição de direitos autorais de execução pública musical. O Ecad é administrado por sete associações de música, que representam os artistas e demais titulares filiados a elas: Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC.
Isso quer dizer que o Ecad é o escritório que faz o recolhimento financeiro dos clientes que utilizam música e repassa esses valores aos artistas. O trabalho do Ecad é feito em todo o Brasil, aliando tecnologia e transparência, e também é considerado referência mundial.
Para garantir que os artistas recebam esses valores, a gestão coletiva (associações de música + Ecad) representa e defende toda a classe artística em assuntos políticos, jurídicos e empresariais.
O Ecad também possui equipes especializadas que cuidam, separadamente, de diferentes segmentos e realizam todas as negociações com inúmeros clientes, como rádios, sonorização ambiental, shows, serviços digitais, cinemas, entre diversos outros.
O escritório também disponibiliza para consulta ao público as informações detalhadas sobre obras musicais e fonogramas, cadastrados através das associações de música. O banco de dados do Ecad, o Ecadnet, possui tanto repertório nacional quanto estrangeiro.
E como o mercado musical segue em constante mudança, o Ecad acompanha o surgimento de novas plataformas e formatos de consumo musical. Além disso, os profissionais do escritório seguem estudando e participam regularmente de eventos que os mantêm sempre atualizados sobre as tendências e novidades da indústria musical.
Veja abaixo, de maneira resumida, como nós atuamos para manter a música viva:
- Arrecada e distribui os direitos autorais de execução pública musical;
- Trabalha em todo o território brasileiro aliando tecnologia e transparência;
- A gestão coletiva (associações de música + Ecad) representa e defende toda a classe artística em temas políticos, jurídicos e institucionais;
- Realiza negociações com diferentes clientes que utilizam música;
- Mantém no Ecadnet todo o repertório nacional e estrangeiro cadastrado no banco de dados do Ecad, com milhões de obras musicais;
- Gerencia no site a assistente virtual "Mila" para tirar dúvidas sobre o Ecad 24 horas por dia, sete dias por semana;
- Acompanha o surgimento de novas plataformas e formatos de consumos musicais;
- Permanece atualizado sobre tendências e novidades da indústria musical;
- Trabalha constantemente para impulsionar a música como arte e como negócio.
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e com quem precisa saber um pouco mais sobre o universo dos direitos autorais. Nos vemos no próximo post! 😉