Marketing sensorial: saiba como ele pode alavancar o seu negócio
Se você ouviu uma música em uma loja e, imediatamente, foi transportado para alguma lembrança, saiba que você foi impactado pelo marketing sensorial.
O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza os cinco sentidos (tato, paladar, audição, olfato e visão) para atrair clientes, aumentar a retenção e melhorar o relacionamento. Ao ser utilizado corretamente, o marketing sensorial traz inúmeros benefícios e tem o poder, até mesmo, de aumentar as vendas do seu estabelecimento.
Dessa forma, o marketing sensorial busca explorar o comportamento dos clientes usando técnicas que estimulam os cinco sentidos do ser humano. O objetivo é bem mais profundo do que imaginamos: criar um vínculo emocional. Será justamente esse vínculo emocional que irá oferecer ao cliente de um estabelecimento, por exemplo, uma experiência sensorial mais completa. Esse cliente é cativado de tal forma que, além de se sentir mais inclinado a comprar ou a simplesmente retornar para o estabelecimento, ele possa até mesmo indicar a loja para outras pessoas do seu círculo de convivência.
Como aplicar o marketing sensorial? Confira nossas dicas considerando cada um dos nossos sentidos.
Olfato – Quem nunca ficou com cheiro de um bom perfume na roupa depois de dar uma passadinha em uma perfumaria? O cheiro agradável pode ser considerado um diferencial e os donos de estabelecimentos, mesmo que não sejam relacionados ao ramo de beleza, podem utilizá-lo para atrair ainda mais clientes.
Paladar – Sabe aquele chazinho que você ganha assim que chega em um estabelecimento? Saiba que isso não é à toa: essa é mais uma das técnicas do marketing sensorial, utilizada especialmente por donos de restaurantes. Mas se você não é dono de um restaurante, saiba que também pode aplicar essa mesma lógica de ‘oferecimento’ de um produto através das famosas amostras grátis, que têm o potencial de elevar exponencialmente as vendas.
Visão – Com uma estratégia bem definida, é possível – literalmente – atrair todos os olhares para o seu negócio. Além de manter o ambiente físico da sua loja bem organizado, algumas outras boas estratégias podem ser a remodelagem da logo ou até mesmo a mudança das cores do seu estabelecimento de forma estratégica. Nesse sentido, a psicologia das cores pode ajudar bastante.
Audição – Para criar uma trilha sonora inesquecível, vale apostar em playlists especializadas e muita criatividade para adaptar o que está sendo tocado ao seu público-alvo. Para conferir algumas dicas sobre como utilizar bem o chamado “music branding” no seu estabelecimento, é só clicar aqui para conferir o último post que fizemos aqui no blog sobre o assunto.
Tato – Por último, mas não menos importante, o tato também é fundamental para a estratégia do marketing sensorial. Afinal, ao sentir a textura de um objeto que está prestes a adquirir, as chances de compram costumam aumentar de forma elevada.
Agora que você já está por dentro do que é o marketing sensorial e como aplicá-lo no dia a dia, não deixe de seguir essa estratégia para ter ainda mais sucesso nas suas vendas!