Marketing sensorial: conheça essa estratégia para alavancar seu negócio
Quem nunca ouviu uma música em um supermercado e, imediatamente, fez uma verdadeira viagem no tempo para o local onde a escutou pela primeira vez?
Se isso já aconteceu com você, podemos garantir que não foi só uma memória afetiva: você foi alcançado pelo marketing sensorial. Ao ser utilizado corretamente, o marketing sensorial traz inúmeros benefícios e tem o poder, até mesmo, de aumentar a retenção de clientes no seu estabelecimento. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre os benefícios dessa estratégia para o seu negócio.
Afinal, no que consiste o marketing sensorial?
Seja ao escutar uma música, sentirmos o cheiro da nossa comida favorita, tocar as páginas de um bom livro, entre outras diversas atividades, todos os nossos sentidos estão em ação. Você já parou para pensar nisso? Se sua resposta foi “não”, algumas empresas já pararam para dar atenção ao tema, que já tem nome: marketing sensorial.
Em linhas gerais, o marketing sensorial é uma estratégia que utiliza os cinco sentidos (tato, paladar, audição, olfato e visão) para atrair clientes, aumentar o seu engajamento e melhorar o relacionamento, gerando conversões.
Dessa forma, o marketing sensorial busca explorar o comportamento dos clientes usando técnicas que estimulam os cinco sentidos do ser humano. O objetivo é bem mais profundo do que imaginamos: criar um vínculo emocional. Será justamente esse vínculo emocional que irá oferecer ao cliente de um estabelecimento, por exemplo, uma experiência sensorial mais completa que o cativa de tal forma que, além de se sentir mais inclinado a comprar ou a simplesmente retornar para o estabelecimento, ele possa até mesmo indicar a loja para outras pessoas do seu círculo de convivência.
Como aplicar o marketing sensorial?
Essa é a pergunta de ouro para muitas pessoas e, pensando nisso, o Ecad separou dicas específicas considerando cada um dos nossos sentidos. Confira!
- Olfato – Quem nunca ficou com cheiro de um bom perfume na roupa depois de dar uma passadinha em uma perfumaria? O cheiro agradável pode ser considerado um diferencial e os donos de estabelecimentos, mesmo que não sejam relacionados ao ramo de beleza, podem utilizá-lo para atrair ainda mais clientes.
- Paladar – Sabe aquele chazinho que você ganha assim que chega em um estabelecimento? Saiba que isso não é à toa: essa é mais uma das técnicas do marketing sensorial, utilizada especialmente por donos de restaurantes. Mas se você não é dono de um restaurante, saiba que também pode aplicar essa mesma lógica de ‘oferecimento’ de um produto através das famosas amostras grátis, que tem o potencial de elevar exponencialmente as vendas.
- Visão – Com uma estratégia bem definida, é possível – literalmente – atrair todos os olhares para o seu negócio. Além de manter o ambiente físico da sua loja bem organizado, algumas outras boas estratégias podem ser a remodelagem da logo ou até mesmo a mudança das cores do seu estabelecimento de forma estratégica. Nesse sentido, a psicologia das cores pode ajudar bastante.
- Audição – Para criar uma trilha sonora inesquecível, vale apostar em playlists especializadas e muita criatividade para adaptar o que está sendo tocado ao seu público-alvo. Para conferir algumas dicas sobre como utilizar bem o chamado “music branding” no seu estabelecimento, é só
clicar aqui para conferir o último post que fizemos aqui no blog sobre o assunto. - Tato – Por último, mas não menos importante, o tato também é fundamental para a estratégia do marketing sensorial. Afinal, ao sentir a textura de um objeto que está prestes a adquirir, as chances de compram costumam aumentar de forma elevada.
Agora que você já está por dentro do que é o marketing sensorial e como aplicá-lo no dia a dia, não deixe de seguir essa estratégia para ter ainda mais sucesso!