Juntos em prol da música: saiba mais sobre o papel da gestão coletiva!
Se você acompanha as publicações do site e das redes sociais do Ecad, provavelmente já ouviu falar no termo “gestão coletiva". Mas, afinal, o que ele significa? E qual o papel das associações na administração do Ecad? Iremos esclarecer essas e mais dúvidas no post de hoje do blog “Por dentro do Ecad". Confira! 😉
Parceria afinada que ajudam a manter a música viva
O Ecad é administrado por sete associações: Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC.
A Assembleia Geral do Ecad, formada por estas sociedades, é responsável pela fixação de preços e de todas as regras de arrecadação e distribuição dos valores adotadas pelo Ecad, sendo estas baseadas em critérios utilizados internacionalmente.
Toda a gestão coletiva, formada pelas associações e pelo Ecad, atua de forma conjunta para que o trabalho dos compositores e demais titulares seja reconhecido e valorizado por meio do pagamento do direito autoral. Bem legal, não é mesmo? 😉
Como funciona a gestão coletiva?
A gestão coletiva trabalha de forma integrada para impulsionar a música enquanto arte e negócio. Enquanto as associações representam diferentes classes da cadeia produtiva da música e atuam no cadastro e no relacionamento com os artistas, o Ecad é responsável pelo processo de arrecadação e distribuição de direitos autorais.
Para facilitar o seu entendimento, separamos um vídeo bem bacana. É só dar o play!
O que devo fazer para receber direitos autorais?
Para receber direitos autorais de execução pública, é necessário que os artistas e demais titulares sejam filiados a uma das associações e mantenham seu repertório sempre atualizado. Todas as informações referentes ao cadastro de obras musicais e fonogramas, assim como sobre valores distribuídos aos artistas, são concedidas diretamente pelas associações.
Lembramos que, para receber direitos autorais, sua música deve ser tocada por um usuário de música adimplente e esta execução precisa ser captada pelo Ecad ou informada em planilhas ou roteiros musicais entregues por promotores de eventos.
Saiba mais sobre as associações de música que nos administram , Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC, clicando aqui.
Gostou desse post? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e com quem precisa saber um pouco mais sobre o universo dos direitos autorais. Nos vemos no próximo post!