Entenda o porquê todo artista deve ser filiado a uma associação de música
Todo artista que faz parte da cadeia produtiva da música deve ser filiado a uma associação de música. Somente dessa forma é possível receber os direitos autorais quando sua criação for usada publicamente. Mas você sabe por que isso precisa acontecer? 🤔 No post de hoje do blog Por dentro do Ecad, você confere isso e muito mais!
As sete associações de música que administram o Ecad são: Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC.
A Assembleia Geral do Ecad, formada por estas sociedades, é responsável pela fixação de preços e de todas as regras de arrecadação e distribuição dos valores adotadas pelo Ecad, sendo estas baseadas em critérios utilizados internacionalmente.
Elas também são as responsáveis pelo contato com os artistas filiados, incluindo consultas ao repertório cadastrado e o esclarecimento de dúvidas e de informações sobre rendimentos.
Para ser filiado é bem simples: basta procurar uma das sete associações, informar alguns dados pessoais e cadastrar suas obras.
Também é muito importante manter todo o repertório artístico atualizado junto à associação para uma distribuição mais precisa dos direitos autorais.
Para mais informações sobre as associações de música, clique aqui.
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e com quem precisa saber um pouco mais sobre o universo dos direitos autorais. Nos vemos no próximo post! 😉