Conexão entre marcas e música: você sabe o que é o “music branding”?

  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Unidades do Ecad
  • Canal do Usuário
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Conheça o Ecad Ícone mensagem Fale com o Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • FAQ
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Ícone mensagem Unidades do Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
Logo ECAD
  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Conheça o Ecad
  • Canal do usuário
  • Fale com o Ecad
PÁGINA INICIAL Blog Conexão entre marcas e música: você sabe o que é o “music branding”?
Conexão entre marcas e música: você sabe o que é o “music branding”?

Conexão entre marcas e música: você sabe o que é o “music branding”?

20.09.2021 Blog

​O que a música e o marketing têm em comum? Se essa pergunta pudesse ser traduzida em uma palavra, essa seria “conexão". Com o relacionamento entre grandes marcas e artistas mais forte do que nunca, mesmo com a pandemia, a música tem cumprido verdadeiramente seu papel de ser o elo entre marca e grande público, tendo a capacidade de estabelecer fortes vínculos emocionais entre os dois.

A verdade é que, bem mais que entreter, uma boa trilha sonora é uma ferramenta poderosa para atrair, conectar e encantar o seu público. Assim como as demais ferramentas de marketing, o chamado “music branding" é uma forma de construção da identidade da marca, traduzindo o que ela quer passar para os seus clientes em forma de música, aumentando sua experiência sensorial dentro do ponto de venda.

Ao usar a audição, um dos cinco sentidos e o primeiro a ser percebido na comunicação, o music branding é capaz de conectar, emocionalmente, os clientes ao estabelecimento e aumentar a experiência sensorial do cliente dentro do ponto de venda.

Afinal, se o cliente é bem atendido e gosta das músicas tocadas, a experiência de consumo é mais bem avaliada e a probabilidade de retornar à loja é maior. Bem legal, não é mesmo? 😊

Confira como a música influencia diretamente no comportamento do consumidor:

  • A relação direta entre música e compra

Além de afetar a decisão de compra, a música pode fazer com que os clientes consumam – literalmente – no ritmo que está sendo tocado. De acordo com pesquisa realizada por North, Hargreaves & McKendrick em países europeus, a música pode influenciar exatamente quais produtos o cliente irá pegar nas prateleiras. Em uma loja de vinhos, por exemplo, quem ouve canções francesas está mais propenso a comprar vinhos da França.

  • Sensação de prazer e bem-estar

Imagine-se ouvindo sua música favorita. Pensou? Agora, imagine relacionar essa mesma sensação de bem-estar ao momento das suas compras. A música embala o consumidor e estimula o processo de compra.

  • Capacidade de entrar no ritmo tocado

De acordo com Milliman, Caldwell & Hibbert, músicas mais leves, como as tocadas em lounges e spas, fazem com que o consumidor compre mais e demore mais tempo na loja, sem perceber a quantidade de tempo que passou dentro do estabelecimento. Já as canções mais velozes, agitadas e “para cima" fazem com que os clientes permaneçam menos tempo dentro da loja.

  • Estilos musicais podem impactar o rendimento da loja

Ainda de acordo com Milliman, Caldwell & Hibbert, o estilo musical tocado em um estabelecimento pode influenciar diretamente o ticket médio. Em estudo realizado durante 18 noites em um restaurante na Inglaterra, os pesquisadores observaram que as pessoas escolhiam produtos mais caros quando a música ambiental de uma loja era clássica, independentemente do segmento.

🔎 De olho nos direitos autorais

Música é arte, emoção e encantamento – mas também é negócio, investimento e trabalho. As músicas que tocam nos estabelecimentos são fruto do trabalho de compositores, intérpretes e músicos. Por esse motivo, os espaços que utilizam música publicamente devem pagar direitos autorais aos artistas por meio do Ecad. A cadeia produtiva da música agradece! 😉​ Quer saber mais sobre como pagar os direitos autorais? É só clicar aqui ​para entrar em contato com a unidade do Ecad mais próxima de onde você está. 

E você, gostou desse conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e com quem precisa saber um pouco mais sobre o universo dos direitos autorais. Nos vemos no próximo post aqui no blog "Por dentro do Ecad"!  😉

compartilhe este conteúdo

Facebook Whatsapp Linkedin

continue lendo

Contador, toda música tem dono!

Contador, toda música tem dono!

14.10.2024 Blog

Saiba como orientar seus clientes sobre direitos autorais Como contador, sua função vai além de gerenciar tributos e organizar finanças. Também é sua responsabilidade assegurar que seus clientes estejam em conformidad...

A verdade sobre a música por trás do Festival de Parintins

A verdade sobre a música por trás do Festival de Parintins

16.08.2024 Blog

O Festival de Parintins, realizado anualmente no Amazonas há mais de 50 anos, é um dos maiores eventos culturais do Brasil. Ele atrai cerca de 100 mil visitantes a cada edição, praticamente dobrando a população da cidade...

Como é calculado o valor a ser pago pelas músicas tocadas nas festas juninas? Descubra aqui! 

Como é calculado o valor a ser pago pelas músicas tocadas nas festas juninas? Descubra aqui! 

10.07.2024 Blog

Imagine ter uma licença que permite a utilização de quantas músicas quiser, em execuções públicas, sem ter que se preocupar com a quantidade de canções tocadas em suas festas.  O cálculo do direito autoral n...

Quem deve pagar pelas músicas tocadas no São João? 

Quem deve pagar pelas músicas tocadas no São João? 

11.06.2024 Blog

O mês de junho chegou e, com ele, a temporada tão esperada das festas juninas. E o que não pode faltar nessas celebrações? Muita música, é claro!  A música é o tempero especial da nossa tradição. Mas para ga...

Pagamento dos direitos autorais: uma tradição essencial para as festas de São João

Pagamento dos direitos autorais: uma tradição essencial para as festas de São João

14.05.2024 Blog

As festas juninas não seriam as mesmas sem aquela trilha sonora animada, repleta de músicas tradicionais que embalam as danças e os corações dos participantes.   Mas por trás de cada canção, existe um trab...

Marketing sensorial: saiba como ele pode alavancar o seu negócio

Marketing sensorial: saiba como ele pode alavancar o seu negócio

13.03.2024 Blog

Se você ouviu uma música em uma loja e, imediatamente, foi transportado para alguma lembrança, saiba que você foi impactado pelo marketing sensorial. O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza os cinco sentid...

Ícone com seta para esquerda Voltar para listagem
Logo ECAD

Sobre o ECAD

  • O Ecad
  • Resultados
  • Ranking
  • Gestão coletiva
  • Caminho do Direito Autoral

Associações

  • Conheça as Associações
  • Abramus
  • Amar
  • Assim
  • Sbacem
  • Sicam
  • Socinpro
  • UBC

Eu Faço Música

  • Associações
  • Distribuição
  • Calendário de distribuição
  • Comunicados
  • Titulares

Eu Uso Música

  • Arrecadação
  • Serviços ao Usuário
  • Simulador de Cálculo
  • FAQ
  • Imprensa
  • Em Pauta

Fale com o Ecad

  • Onde estamos
  • Fale com o Ecad
  • Canal de Ética
  • Trabalhe Conosco

Redes sociais

Canal do Usuário Acesso ao Ecadnet
  • Portal da privacidade
  • Termos de uso
  • Política de Cookies
whatsApp milla-closed milla-opened