Como o Ecad sabe quais músicas foram tocadas?
O Ecad trabalha com diversas formas de identificação de músicas, que variam conforme o segmento em que foram tocadas
Para que possamos distribuir os valores arrecadados, precisamos saber quais são as músicas que estão sendo tocadas em cada segmento de execução pública. Por isso, quem usa música publicamente tem a responsabilidade de informar ao Ecad o repertório tocado. Todos os meses, processamos milhares de execuções, captadas de diferentes formas, para poder identificar os autores, intérpretes e músicos de cada música e remunerá-los com o pagamento do direito autoral.
São diversos os processos de identificação das músicas tocadas. No caso de shows, por exemplo, os promotores entregam ao Ecad o roteiro musical, relacionando as músicas executadas para que possamos identificar os respectivos autores em nosso banco de dados. O mesmo acontece no streaming.
No segmento de Rádio, usamos um software próprio que capta, grava e identifica as execuções musicais de forma automática, enquanto as emissoras de TV têm suas músicas gravadas e identificadas internamente. Em ambos os segmentos também trabalhamos com planilhas de programação enviadas pelas emissoras.
No caso de estabelecimentos comerciais e locais com música ao vivo, a apuração do que foi tocado é feita de forma amostral, pois não é possível para o Ecad captar todas as músicas que são tocadas em todos os estabelecimentos no país. Essa amostra é coletada em estabelecimentos que contam com sonorização ambiental ou música ao vivo através da fixação de um equipamento digital utilizado para gravar as execuções musicais.