Como montar playlists para bares e restaurantes?
Criar um ambiente animado, que proporciona boas conversas e risadas é um ótimo atrativo para bares e restaurantes. Quando essa imagem vem à cabeça, logo é fácil imaginar também a presença da música nesses lugares.
A música é um elemento que une as pessoas, que faz cantar junto e celebrar os bons momentos da vida. As canções são uma forma de entretenimento e, além disso, estudos comprovam o sucesso delas como ferramenta de marketing em locais públicos. O som ambiente pode aumentar a retenção, a intenção de compra e, segundo os próprios clientes, a música proporciona uma experiência mais agradável nos estabelecimentos.
Dessa forma, a música ambiente garante a diversão e também pode beneficiar donos de bares e restaurantes com estabelecimentos lotados. Quem dita o ritmo são as playlists, e entender o gosto musical do público faz toda a diferença.
A playlist de milhões
Identificar o gosto do seu público é importante para montar uma playlist com as melhores músicas de um determinado gênero musical. O que torna a música uma paixão nacional é justamente a diversidade de estilos e artistas. Uns preferem sertanejo, enquanto outros gostam de rock, funk, samba e por aí vai, mas sempre tem música para todos os gostos.
Para isso, é possível recorrer às plataformas de streaming para selecionar playlists prontas de diversos estilos musicais. Além da praticidade, essas plataformas usam a inteligência artificial para criar novas sequências, adicionando músicas relacionadas caso a playlist acabe. Alguns exemplos de playlists prontas são:
- Top 50 mais tocadas no Brasil (Spotify)
- Blues Essentials (Deezer)
- Os melhores rocks dos anos 90 e 2000 (YouTube)
A música é uma conexão com a letra, o artista e outras pessoas que também se sentem representadas por uma canção. Por isso, vale muito o feeling para sentir o que agrada o público, escolhendo músicas que proporcionam dança, sorrisos e conversas, unindo as pessoas por um gosto em comum.
O que donos de bares e restaurantes precisam saber sobre direitos autorais?
Para garantir a execução de qualquer estilo musical em bares e restaurantes sem nenhum tipo de restrição, os estabelecimentos devem pagar os direitos autorais.
Isso é feito por meio do Ecad, instituição que faz parte de uma gestão coletiva e atua na arrecadação de valores pagos por quem usa música publicamente e na distribuição desses valores para os criadores.
Entenda quanto cada local deve pagar pelo simulador de preços do Ecad.
Para saber mais sobre direitos autorais, arrecadação e distribuição, acesse o nosso blog!