Como faço para registrar minhas músicas?
Chegou a hora de se manter bem informado aqui no blog Por Dentro do Ecad! No post de hoje, vamos falar sobre uma das dúvidas mais recorrentes: como registrar músicas. 🤔 Para ficar por dentro desse assunto, é só continuar acompanhando!
Se você possui uma obra musical ou fonograma e deseja registrá-lo, basta ser filiado a uma associação de música que administra o Ecad. As associações representam diferentes classes da cadeia produtiva da música. Elas atuam no cadastro e no relacionamento com os artistas e definem as normas de arrecadação e distribuição de direitos autorais. Para saber mais vantagens sobre a filiação, é só clicar aqui.
Também há o registro feito na Biblioteca Nacional ou na Escola de Música da UFRJ. Esse registro serve como prova de autoria, identificando o autor e o primeiro cadastro; mas não tem relação com o trabalho do Ecad.
Ou seja, para receber direitos autorais de execução pública, os artistas precisam ser filiados a uma das associações que administram o Ecad e manter seu repertório sempre atualizado. Todas as informações referentes ao cadastro de obras musicais e fonogramas, assim como sobre valores distribuídos aos artistas, são concedidas diretamente pelas associações de música.
Fica a dica do Ecad: além de registrar suas canções, é importante manter todo o seu repertório artístico atualizado junto à associação para uma distribuição mais precisa dos direitos autorais, combinado? 😉
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e com quem precisa saber um pouco mais sobre o universo dos direitos autorais. Nos vemos no próximo post!