A importância da música em estabelecimentos comerciais
A música e os negócios andam de mãos dadas, principalmente quando se trata de estabelecimentos comerciais. Mas, para que essa trilha sonora seja ainda mais perfeita, é necessário que os direitos autorais sejam pagos da maneira correta.
A música é, de fato, marcante em certos momentos da vida. As trilhas sonoras acompanham as pessoas em diversos lugares e, sem dúvidas, tornam o ambiente muito mais agradável, alegre e acolhedor.
Por estar diretamente ligada à emoção das pessoas, a música pode trazer significados positivos ou negativos. Tudo depende da escolha certa para tocar no momento adequado.
Nos estabelecimentos comerciais, a música é primordial para atrair e influenciar o comportamento dos clientes de muitas formas, inclusive, no direcionamento do público a ser atendido.
Qual é a importância em tocar música nos estabelecimentos comerciais?
De acordo com o eBook “Música no ritmo do seu negócio”, idealizado pelo Escritório de Arrecadação e Distribuição (Ecad), em parceria com a Rádio Ibiza, entrar em um estabelecimento e ouvir uma música que agrade pode influenciar a compra e construir a percepção sobre uma marca.
Além disso, um estudo feito pela Mood Media e a Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM), da França, revela que a música é crucial na experiência do cliente.
Segundo dados da Heartbeats International, empresas que trabalham a comunicação sonora alinhada ao posicionamento e valores da marca, assim como ao seu perfil de público, são 96% mais propensas a serem lembradas. Além disso, vendem 14% a mais do que empresas que não fazem o uso de música ou a utilizam de forma errada em seus estabelecimentos.
Como escolher a música certa para atrair clientes?
Para que o estabelecimento tenha a playlist ideal, são necessários alguns fatores, como:
- respeitar as particularidades da empresa: o estilo musical tocado no ambiente deve combinar com o perfil da companhia;
- ser estratégico: é importante lembrar tanto do perfil do cliente, quanto o da empresa e nunca sair dessa linha tênue;
- estar atento ao volume: o som emitido deve influenciar na compra, mas é fundamental que não interfira na conversa entre os clientes ou vendedores;
- focar na variedade: para que os clientes tenham uma percepção positiva sobre o estabelecimento, é preciso escolher uma playlist variada;
- adequar a playlist ao longo do dia: é preciso escolher a trilha sonora conforme os períodos do dia (manhã, tarde e noite).
Além de todos esses itens, um fator essencial é o direito autoral. A música é movida à arte, mas também é investimento e muito trabalho.
As obras são fruto do esforço e trabalho de artistas e, por isso, os locais que usam música publicamente devem pagar direitos autorais aos compositores, intérpretes e músicos por meio do Ecad.
Qual é o papel do Ecad em relação às músicas tocadas em estabelecimentos comerciais?
O Ecad é responsável por arrecadar valores pela execução de músicas em locais de frequência coletiva.
Qualquer estabelecimento comercial que faz uso de música (seja ambiente ou ao vivo) deve pagar os devidos direitos autorais aos compositores — direito garantido aos artistas pela lei do direito autoral (9.610/98)
Diante disso, quando há o pagamento por execução de músicas em locais públicos, 85% do valor pago é destinado aos autores da obra e os 15% restantes pertencem ao Ecad.
O direito autoral é uma ferramenta extremamente importante para que a música permaneça viva. Por isso, o direito autoral é uma ferramenta necessária para remuneração daqueles que vivem da música.
A música é uma das ferramentas mais poderosas do mundo e pode contribuir muito para o seu negócio! Conheça outros assuntos relacionados à música no Blog do Ecad!