3 verdades sobre o recebimento de direitos autorais
Hoje vamos dedicar esse post para esclarecer as principais dúvidas sobre o recebimento de direitos autorais. Acompanhe aqui com a gente 3 das verdades incontestáveis sobre o repasse de valores de execução pública por meio do Ecad.
1 – Para receber direitos autorais é preciso ser filiado a uma associação de música.
O cadastro das suas músicas deve ser feito em uma das sete associações de música que administram o Ecad (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), e esse passo é indispensável para você poder receber os direitos autorais sempre que sua canção for tocada publicamente. As associações são as responsáveis pela comunicação direta com os titulares e pela distribuição dos valores arrecadados.
Saiba mais: Por que se filiar a uma associação de música.
2 – Se a sua música tocou hoje, não necessariamente os valores de direitos autorais serão pagos imediatamente.
Uma das maiores dúvidas quando falamos sobre o recebimento dos direitos autorais é quando, de fato, os detentores de direitos irão receber. A distribuição desses valores varia de acordo com o segmento em que a música foi tocada e esse pagamento acontece de várias formas, sendo elas mensais, trimestrais, semestrais e até anuais. Tudo isso conforme o nosso calendário de distribuição, que você pode encontrar no nosso site, na aba "Calendário". E para informações mais detalhadas você sempre pode entrar em contato com a associação de música.
3 - Os artistas estrangeiros recebem direitos autorais quando suas músicas são tocadas no Brasil.
Sempre que uma música estrangeira é tocada no Brasil, os compositores e demais artistas recebem seus direitos autorais. As associações de música nacionais possuem contratos de representação com sociedades da mesma natureza em todo o mundo.
⠀
Assim, os valores arrecadados no Brasil são distribuídos pelo Ecad para a associação brasileira que representa os detentores de direito e esta, por sua vez, os repassa para a associação estrangeira à qual o artista é filiado.
———————–
E aí, você já sabia disso tudo? Continue acompanhando as postagens do nosso blog e as nossas redes sociais para mais informações!