Ecad realiza a primeira distribuição do novo segmento “sonorização ambiental”
O uso de sonorização ambiental em
estabelecimentos comerciais tem sido visto como um fator que influencia o
comportamento do consumidor no momento da compra. Muitas empresas já reconhecem
a importância da música para seus negócios e o Ecad acompanhou essa tendência e
criou, no início do ano, o segmento de “Sonorização Ambiental” para distribuir
os direitos autorais das obras executadas publicamente em estabelecimentos
comerciais sonorizados, mais especificamente lojas
comerciais, lojas de departamento, supermercados e shopping centers.
Este novo segmento, cuja periodicidade de distribuição é trimestral, contempla
os titulares de direitos de autor e conexos.
No mês de julho, o Ecad distribui,
pela primeira vez, os direitos autorais das músicas tocadas no novo segmento
“sonorização ambiental”, criado em dezembro de 2013. No total, mais de R$ 7,5
milhões foram distribuídos a 14.414 titulares (compositores,
intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos) e associações pelas
canções executadas entre os meses de janeiro e março. A metodologia de amostragem deste segmento já recebeu a certificação do
Instituto Ibope, empresa referência no mercado de pesquisa e
especializado em estudos qualitativos e quantitativos, que concluiu que o erro máximo da amostra utilizada pelo Ecad é de
apenas 0,6% – o que significa que é quase nula.
“Com este novo
segmento, pretendemos garantir uma remuneração cada vez mais justa aos
titulares de música, além de incentivar o desenvolvimento
da cadeia produtiva musical. Somente nos cinco últimos anos foram criadas 14
novas rubricas de distribuição, beneficiando os titulares que têm suas músicas
executadas exclusivamente em determinados segmentos de execução pública
musical”, explica Mario Sergio Campos, gerente
executivo de Distribuição do Ecad. Anteriormente, esses valores
eram distribuídos tomando como base uma amostra de músicas captadas pelo Ecad
das programações de rádio e de televisão. Agora este segmento tem um repertório
próprio, cuja amostra é composta por 25 mil execuções musicais trimestrais,
captadas através da fixação do equipamento Ecad.Tec Som, que permite a gravação
de músicas de forma digital e automática, em estabelecimentos comerciais como
os acima descritos e que estejam adimplentes com o pagamento de direitos
autorais.
As 20 músicas mais tocadas no segmento
de SONORIZAÇÃO AMBIENTAL (*) de janeiro a março de 2014:
(*):
lojas comerciais, lojas de departamento, supermercados e shoppings centers:
Ranking |
Título da |
Referência |
1 |
ROAR |
MAX MARTIN/LUKE GOTTWALD/BONNIE L MC KEE/KATY PERRY/CIRKUT/CIRKUT |
2 |
GET LUCKY |
RODGERS NILE/PHARRELL/STARDUST/CHRISTO GUY MANUEL HOMEM |
3 |
TREASURE |
PHILLIP LAWRENCE/BRUNO MARS/R E/PHRED BROWN |
4 |
MELTING IN |
CHRISTOPHER |
5 |
WHEN I WAS YOUR MAN |
ANDREW WYATT/PHILLIP LAWRENCE/BRUNO MARS/R E |
6 |
DIAMONDS |
ERIKSEN MIKKEL STORLEER/TOR ERIK HERMANSEN/SIA/BENNY BLANCO |
7 |
PIRADINHA |
GABRIEL |
8 |
93 MILLION |
JASON MRAZ/DALY MICHAEL/NATTER MICHAEL LEE |
9 |
GIVE YOUR HEART A BREAK |
THERMAL BILLY/JOSHUA ALEXANDER BERMAN |
10 |
LARGADINHO |
DULLER/FABIO |
11 |
22 |
GREG |
12 |
TEMPO DE |
GIGI/MAGNO |
13 |
FUI FIEL |
FABIO |
14 |
SOMEBODY THAT I USED TO KNOW |
LUIZ |
15 |
CRAZY |
JEDAY/ENIGM/THOMAS DECARLO BURTON/DANGER MOUSE |
16 |
HO HEY |
WESLEY KEITH SCHULTZ/JEREMY CALEB FRAITES |
17 |
LEPO LEPO |
MAGNO |
18 |
WAKE ME UP |
MIKE EINZIGER/EGBERT NATHANIEL III DAWKINS/AVICII |
19 |
SHOW DAS |
ANITTA |
20 |
DE JANEIRO A |
ROBERTA |
|