Neste mês de janeiro, o Ecad inaugurou mais um escritório de arrecadação para trabalhar em defesa dos direitos autorais de compositores, intérpretes e músicos no Brasil, na cidade de Londrina, Paraná. A nova unidade será responsável pelo relacionamento com usuários de música em 10 municípios (Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Primeiro de Maio, Rolandia, Sertanópolis e Tamarana). Com esta inauguração, o Ecad marca presença no Brasil com 32 unidades próprias e mais 84 agências credenciadas localizadas no interior dos estados.
Os profissionais da unidade Londrina percorrerão os municípios da região com a missão de conscientizar os usuários de música quanto à importância do pagamento do direito autoral. Podem receber a visita os estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, academias, shopping centers, promotores de eventos, cinemas, clubes, hotéis, supermercados, entre outros usuários de música, que terão a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, saber como é feita a retribuição autoral e qual o valor a ser pago. O cálculo da retribuição é realizado de acordo com as informações fornecidas pelos usuários de música, correspondentes a cada tipo de utilização. “São considerados fatores como a importância da música, tipo de utilização e tamanho da área sonorizada, entre outros”, esclarece Marcio Fernandes, gerente executivo de Arrecadação do Escritório.
Até dezembro de 2013, o Ecad arrecadou na região cerca de R$ 2.515.091,00 em direitos autorais, o que representou 8,8% da arrecadação da unidade Paraná. “Atualmente, com esta nova estrutura, prevemos um crescimento de 18%”, afirma Mauricio Brotto, gerente da unidade Paraná e responsável pela nova unidade de Londrina. “Londrina conta com shoppings centers e um comércio tradicional forte e diversificado, que serve de referência para várias cidades da região”, conclui.
Unidade Londrina
Endereço: Duque de Caxias, nº 526, Sala 02.
Londrina/PR.
CEP: 86.025-140.
E-mail: ecadlondrina@ecad.org.br
Tel/Fax: (43) 3028-7975