O ranking da execução pública musical no país em 2012 acaba de ser consolidado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Nele, aparecem os autores com maior rendimento que tiveram suas músicas tocadas em todos os segmentos de execução pública musical como shows e eventos, rádio, TV, sonorização ambiental, música ao vivo etc. Eles estão entre os 106.336 titulares de música de várias categorias como autores, intérpretes, músicos, editores musicais, produtores fonográficos e associações que, juntos, receberam mais de R$ 470 milhões em direitos autorais distribuídos pelo Ecad.
Pelo segundo ano consecutivo, Sorocaba, Victor Chaves e Roberto Carlos ocupam, respectivamente, as três primeiras posições do ranking de autores que mais receberam direitos autorais considerando todos os segmentos de execução pública. No segmento de shows, o estilo musical sertanejo universitário também aparece nas três primeiras posições do ranking das músicas mais tocadas, com as obras “Ai, se eu te pego”, que se tornou conhecida mundialmente pela interpretação do cantor Michel Teló e tem autoria disputada judicialmente, seguida por “Balada” composta por Cássio Sampaio e interpretada por Gusttavo Lima e “Fugidinha”, composta por Rodriguinho e Thiaguinho e popularizada por Teló.
O desempenho da gestão coletiva musical no Brasil apresentou, em 2012, um aumento de mais de 14% em relação ao ano anterior, tanto em relação ao valor distribuído, quanto em relação à quantidade de artistas beneficiados. Mais um recorde alcançado pelo Ecad. Nos últimos cinco anos, a distribuição de direitos autorais cresceu 73%, o que, na prática, representa um incremento na remuneração direta repassada aos titulares de música.
Alguns segmentos de execução pública musical apresentaram notável crescimento dos valores distribuídos em 2012.
A celebração de importantes acordos corroborou para um aumento de pouco mais de 50% na distribuição oriunda de “Cinema”. Mudanças na regra de distribuição do segmento “Músico acompanhante” culminaram no repasse acima da média dos anos anteriores, com 27% de aumento em relação a 2011. Por fim, os valores repassados aos titulares que tiveram suas obras executadas em “Shows” apresentaram aumento de aproximadamente 26% em comparação a 2011 devido ao crescimento da arrecadação em virtude da realização de vários shows em 2012, em especial os de artistas internacionais de renome, além de uma maior agilidade na identificação das obras musicais, possibilitada pela ampliação dos recursos humanos e tecnológicos do Ecad.
A realização de grandes shows como os de Paul McCartney, Roger Waters, Lady Gaga, Madonna, David Guetta, B.B. King, Bob Dylan, Dream Theater, Joss Stone, Kiss, Jennifer Lopez, Linkin Park, Evanescence, Maroon 5, entre outros, contribuiu para o aumento na distribuição de direitos autorais nesse segmento e consolidou o Brasil como rota de importantes produções internacionais.
Rankings
Rankings de SHOWS de 2012
São considerados somente os shows em 2012 – não estão incluídas as execuções em outros segmentos como rádio, TV, música ao vivo, sonorização ambiental etc.
*** A autoria da música “Ai, seu eu te pego” será definida pelo Judiciário. Somente após essa definição é que os nomes de todos os autores da obra poderão ser divulgados.
* Jorge faz parte da dupla "Jorge e Mateus". "Onde haja sol" e "Voa, beija-flor" são algumas de suas músicas mais conhecidas.
** Humberto faz parte da dupla "Humberto e Ronaldo". "Só vou beber mais hoje" e "Motel disfarçado" são algumas de suas músicas mais conhecidas.
*** Euler Coelho é autor de músicas como "Chora me liga" e "Tarde demais", ambas interpretadas pela dupla "João Bosco e Vinícius".