Campanha Vozes
Em comemoração ao centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga, sua filha e herdeira, Rosinha Gonzaga, chega para reforçar o time de vozes que participam da campanha “Vozes em Defesa dos Direitos Autorais. E que vozes!”. Promovida pelo Ecad, em parceria com as associações de gestão coletiva musical, a iniciativa chama atenção para a importância do pagamento dos direitos autorais, inclusive para os herdeiros, que continuam a receber esses direitos até 70 anos após o falecimento dos autores das músicas. Com a participação de Rosinha, a campanha já conta com 47 artistas de renome.
“Com as suas músicas, meu pai fez o Nordeste ser conhecido em todo o Brasil, e o maior reconhecimento à importância do seu trabalho é o pagamento dos direitos autorais. Muitos não sabem que eu, como herdeira, recebo direitos autorais das músicas do meu pai, destaca Rosinha”.
Mesmo com a inadimplência de usuários de música, entre eles promotores de shows/eventos, que fazem uso das obras do “Rei do Baião” sem efetuar o pagamento da devida retribuição autoral ao Ecad, Luiz Gonzaga lidera, por anos consecutivos, o ranking de artistas que mais recebem direitos autorais de execução pública musical do segmento de Festa Junina, que leva em consideração as músicas executadas publicamente nestes festejos desde o fim de maio até o início de agosto em todo o país, período em que seu prestígio e importância cultural ficam ainda mais evidentes, principalmente no Nordeste do país.
Assista aos vídeos da Campanha Vozes em Defesa do Direito Autoral no site www.ecad.org.br e na página do Ecad no YouTube: