Ecad lança campanha de festa junina
O Ecad lançou, no mês de maio, sua campanha de festa junina, com o objetivo de valorizar compositores e artistas, principalmente de forró e baião, que têm suas músicas utilizadas nestes festejos. O tema deste ano é “receita de festa junina”: em um livreto, a pessoa que receber a mala direta aprenderá o passo a passo para fazer uma festa junina de sucesso: misturar muita alegria com a preservação da cultura brasileira, adicionar a importância dos direitos autorais à festa e acrescentar alegria ao evento. O material mostra a necessidade de respeitar o direito autoral e como o usuário deve fazer para ficar adimplente com o Ecad; e traz, nas últimas páginas, quatro receitas típicas de festa junina: curau, bolo de milho, pé de moleque e cocada.
A campanha contou com o envio de 12 mil malas-diretas para usuários que utilizam música em festas juninas: prefeituras, instituições de ensino, paróquias, associações comerciais, casas de shows, hotéis, clubes, entre outros. A divulgação também está sendo feita por meio de e-mail marketing e postagens nas redes sociais do Ecad.
A gerente executiva de Marketing do Ecad, Bia Amaral, ressalta a importância do envio da mala-direta como instrumento de conscientização dos donos de estabelecimentos e organizadores de eventos para estreitar o relacionamento com o usuário e valorizar o papel da música e de seus criadores no dia a dia. “Temos uma preocupação constante em desenvolver ações de marketing com o objetivo de esclarecer aos usuários a obrigatoriedade do pagamento dos direitos autorais, especialmente quando a música é fortemente utilizada publicamente, como é o caso do período de festas juninas. Além disso, queremos mostrar a importância que essa remuneração tem para que o artista continue motivado a criar novas obras, desenvolvendo a cadeia produtiva da música. Muitos compositores, inclusive, só recebem direitos autorais nesta época do ano, já que algumas músicas típicas não costumam tocar nas rádios e estabelecimentos no decorrer do ano”, explica Bia.