Equipes do Ecad também dão show no Rock in Rio!
Foram sete dias de música como o Rio de Janeiro há muito tempo não via. O Rock in Rio parece ter retornado de vez para sua cidade natal, após um longo intervalo de 10 anos em que se dedicou a apresentações em solo europeu.
Grandes nomes da música internacional como Elton John e Stevie Wonder dividiram o Palco Mundo com bandas clássicas do rock n´roll, como Metallica e Guns n´Roses. Novas apostas da música pop, Ke$ha e Janele Monaé também fizeram shows espetaculares ao lado de atrações consagradas como Katy Perry, Rihanna e Shakira, sem esquecer dos nomes brasileiros que se destacaram durante o festival: Titãs, Sepultura, Ivete Sangalo, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Pitty e vários outros.
O Ecad não podia ficar de fora desta grande festa da música. Equipes de três áreas do Ecad trabalharam durante todo o período do festival: a de Arrecadação, que contou com 120 pessoas, responsável pela aferição da bilheteria, o que virá a validar o real valor a ser pago de direitos autorais pelo Rock in Rio; a de Distribuição, composta por 5 colaboradores, encarregada de realizar a gravação de 100% das obras musicais executadas – do Palco Mundo ao Palco Sunset, da Rockstreet à Tenda Eletrônica; e a equipe de Marketing, responsável pela criação do conceito visual e coordenação das atividades do estande do Ecad no evento, resultado de uma parceria fechada entre os promotores do Rock in Rio e o Ecad, após negociação conduzida pela área de Arrecadação e o consequente pagamento da garantia mínima realizado pelos promotores do evento. Estrategicamente localizado em frente ao palco principal da Cidade do Rock, o estande do Ecad teve como objetivos divulgar institucionalmente a marca “Ecad” e o desenvolvimento de ações de esclarecimento ao público presente sobre o trabalho do Ecad e os direitos autorais. A área de Marketing também desenvolveu uma linha de reconhecimento especificamente para o Rock in Rio. “É extremamente gratificante ter um grande evento como este chancelando a importância do pagamento do direito autoral para um público de milhares de pessoas. A exposição da marca Ecad durante o Rock in Rio foi também um importante reforço institucional”, acredita a coordenadora de Marketing Tatiana Santos.
A equipe de Marketing, composta por dez pessoas, esteve presente durante todos os dias do evento, e contou com a participação especial dos colaboradores da Distribuição, Suely Marins e Wallace Freitas. Pelo estande do Ecad passaram aproximadamente 10 mil pessoas nos 7 dias do festival. Como forma lúdica de passar mais informações, foi produzido um “Jogo da Memória” eletrônico, cujas imagens continham informações curtas e interessantes sobre o negócio do Ecad; e distribuídas, como brinde, almofadas infláveis estilizadas com o slogan “O Rock in Rio paga direito autoral”. No período do festival foi possível mostrar a marca do Ecad como parceira do espetáculo e esclarecer as dúvidas do público, entre compositores, intérpretes, representantes de editoras e das associações, inclusive estrangeiras, músicos, advogados, estudantes e curiosos que procuraram a equipe do Ecad para esclarecer vários tipos de perguntas, sendo prontamente atendidos.
Esta fantástica experiência fez com que o Ecad fosse visto por todas as pessoas que estiveram presentes no Rock in Rio. Além do estande, a logomarca do Ecad foi exposta na entrada da Cidade do Rock, através de um frontlight (painel publicitário), e de uma vinheta institucional que foi veiculada no telão do Palco Mundo durante os 7 dias.
O Ecad acredita que estar presente em um evento tão importante para a economia e a memória cultural da cidade – e do país – é uma oportunidade única, e motivo de orgulho para todos os colaboradores, de mostrar que o Ecad está sempre ao lado dos artistas, defendendo seus direitos e buscando, cada vez mais, a conscientização da sociedade quanto à importância do Ecad e das associações de música na cadeia cultural brasileira e da necessidade do respeito ao pagamento do direito autoral para a manutenção da vitalidade da criação artística musical.
Para Bia Amaral, gerente executiva de Marketing, “o fechamento dessa importante parceria com o Rock in Rio proporcionou uma visibilidade fantástica para a imagem do Ecad. A divulgação da parceria na imprensa, em conjunto com o Rock in Rio, mostrou ao mercado o exemplo positivo que um grande festival de música, ao pagar os direitos autorais, pode representar para outros promotores de eventos”. Bia Amaral lembra ainda do depoimento concedido por Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, sobre a parceria com o Ecad: “Respeitar o direito autoral é fundamental para o brilho de toda a indústria da música. É a forma de se manter a qualidade cada vez maior do repertório musical brasileiro”. Medina complementa: “quem paga direito autoral está fazendo a sua parte para que se tenha uma indústria musical cada vez mais pujante”. Bia Amaral finaliza: “para o Ecad, essa é a melhor propaganda que poderíamos obter para se valorizar os direitos de milhares de compositores e artistas que defendemos, incansavelmente, todos os dias”.