Ecad é eleito uma das cinco empresas mais inovadoras em tecnologia no país
O Ecad foi eleito uma das cinco melhores empresas do país em inovação tecnológica, conquistando o 1º lugar da categoria "Serviços Diversos" e o 5º lugar no ranking geral da edição 2011 do prêmio “As 100+ Inovadoras no uso de TI”. A premiação, concedida pela revista Information Week Brasil, contou com a participação de mais de 240 empresas em todo o país, apresentando os impactos que a inovação tecnológica proporcionou aos seus respectivos negócios.
A 11ª edição da premiação, produzida pela IT Mídia em parceria com a consultoria Deloitte, revelou, durante cerimônia realizada no dia 20 de setembro, em São Paulo, as empresas que mais inovaram no uso da Tecnologia da Informação.
Tecnologia a favor do direito autoral
A evolução tecnológica do Ecad tem sido um dos principais fatores para o alcance, nos últimos anos, dos recordes de arrecadação e distribuição de direitos autorais que vêm beneficiando milhares de artistas. Somente em 2010 foram distribuídos R$ 346,5 milhões para 87.500 titulares de música como compositores, intérpretes, músicos, editoras musicais e gravadoras.
Um dos destaques da evolução do Ecad é o fato de que suas soluções tecnológicas são desenvolvidas internamente, por sua própria equipe de Tecnologia da Informação, a partir das necessidades específicas do Escritório e do segmento de direitos autorais. Nos últimos 5 anos, pelo menos 15 importantes soluções tecnológicas foram desenvolvidas e implementadas pelo Ecad, trazendo mais eficiência, qualidade e agilidade às atividades de todas as áreas da instituição, especialmente aos processos de arrecadação e distribuição. Atualmente, o banco de dados do Ecad, considerado o maior da América Latina, conta com 418 mil usuários de música, 2.411 milhões de obras musicais, 862 mil fonogramas, 71 mil obras audiovisuais e 342 mil titulares de música cadastrados (base: dezembro 2010).
Segundo José Pires, gerente executivo de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico do Ecad, a tecnologia utilizada no desenvolvimento dos sistemas automatizados do Ecad é considerada referência mundial. “Esse know-how desperta até mesmo o interesse de associações estrangeiras de direitos autorais que, frequentemente, convidam o Ecad para troca de experiências internacionais. Nos últimos cinco anos, o investimento do Ecad em tecnologia da informação foi de R$ 20 milhões. Esse prêmio é o reconhecimento a todo esse trabalho desenvolvido pelas associações de gestão coletiva musical e o Ecad na defesa dos direitos autorais de milhares de artistas que têm suas músicas executadas publicamente”.
Veja aqui a matéria publicada sobre esta premiação