Circuito entra na rota das empresas
Depois dos grupos de corrida, atividade envolvendo obstáculos como cones e bambolês começa a ser oferecida para funcionários
Depois das corridas, uma nova atividade física surge como moda no Rio de Janeiro: o circuito. O treinamento, que envolve exercícios com obstáculos como cones e bambolês e corridas, também já começa a ser oferecido por empresas, de olho na motivação e na saúde de seus funcionários.
Neste verão, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) contratou uma consultoria esportiva para oferecer o circuito aos funcionários, às terças e quintas, na Praia de Botafogo. Por enquanto, o projeto acontece até março.
– Houve uma enorme procura. Disponibilizamos 40 vagas iniciais, que foram preenchidas rapidamente, e já temos uma lista de espera – conta Janaína Araújo, gerente executiva de RH do Ecad, acrescentando que o projeto já vem tendo efeitos positivos sobre as equipes. – A nossa ideia é investir em projetos que criem situações para que cada colaborador sinta prazer no que faz, além de cuidar de sua saúde física e mental.
Um desses é o analista Alex Gomes. Desde que começou a fazer o circuito, ele se animou tanto que está correndo de Botafogo até a Cinelândia, num percurso de cerca de seis quilômetros, onde pega o Metrô até a Pavuna, onde mora.
– Já tinha visto o circuito pela orla, mas nunca tinha feito e achei muito interessante. Em uma hora, você sai bem cansado, mas com muito condicionamento físico – afirma Gomes, que também já se inscreveu para participar de uma corrida, em março. – Estou acordando com bem mais disposição para trabalhar.
Na Ilha Pura, empresa responsável pela construção da Vila dos Atletas, Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, na Barra da Tijuca, os funcionários podem praticar esse tipo de atividade desde agosto, no Parque dos Atletas.
– Os treinos e as provas promovem grande integração entre as pessoas, um fator que fortalece a sua própria prática e exerce efeitos positivos no convívio social. Além dos benefícios como motivação dos integrantes, recuperação da autoestima e redução da ansiedade e estresse – diz Mauricio Cruz , diretor de Engenharia e Construção da Ilha Pura.
A Módulo, da área de TI, tem parceria com uma empresa que oferece treinos em locais como Aterro do Flamengo, Praia do Pepê, Praia de Icaraí, Lagoa, Ipanema e Urca.
– A ideia é melhorar a qualidade de vida dos funcionários – conclui Paula Taborda, analista de RH da Módulo.