Ecad é eleito umas das cinco empresas brasileiras mais inovadoras em tecnologia no país
Ecad é eleito umas das cinco empresas brasileiras mais inovadoras em tecnologia no país
Iniciativa é objeto de desejo de executivos do setor, tornando-se importante termômetro do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) foi eleito uma das cinco melhores empresas do país em inovação tecnológica.
Iniciativa é objeto de desejo de executivos do setor, tornando-se importante termômetro do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) foi eleito uma das cinco melhores empresas do país em inovação tecnológica. O Ecad conquistou o 1º lugar da categoria Serviços Diversos, além de ter alcançado o 5º lugar no ranking geral da edição 2011 do prêmio "As 100+ Inovadoras em TI". A premiação, concedida pela revista Information Week Brasil, contou com a participação de mais de 240 empresas em todo o Brasil, apresentando os impactos que a inovação tecnológica proporcionou aos seus respectivos negócios.
A 11ª edição da premiação, produzida pela IT Mídia em parceria com a consultoria Deloitte, revelou, durante cerimônia realizada no dia 20 de setembro, em São Paulo, as empresas que mais inovaram no uso da Tecnologia da Informação.
Tecnologia a favor do direito autoral
A evolução tecnológica do Ecad tem sido um dos principais fatores para o alcance, nos últimos anos, dos recordes de arrecadação e distribuição de direitos autorais que vêm beneficiando milhares de artistas. Somente em 2010 foram distribuídos R$ 346,5 milhões para 87.500 titulares de música como compositores, intérpretes, músicos, editoras musicais e gravadoras.
Um dos destaques da evolução do Ecad é o fato de que suas soluções tecnológicas são desenvolvidas internamente, por sua própria equipe de Tecnologia da Informação, a partir das necessidades específicas do Escritório e do segmento de direitos autorais. Nos últimos 5 anos, pelo menos 15 importantes soluções tecnológicas foram desenvolvidas e implementadas pelo Ecad, trazendo mais eficiência, qualidade e agilidade às atividades de todas as áreas da instituição, especialmente aos processos de arrecadação e distribuição. Atualmente, o banco de dados do Ecad, considerado o maior da América Latina, conta com 418 mil usuários de música, 2.411 milhões de obras musicais, 862 mil fonogramas, 71 mil obras audiovisuais e 342 mil titulares de música cadastrados (base: dezembro 2010).
Segundo José Pires, Gerente Executivo de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico do Ecad, a tecnologia utilizada no desenvolvimento dos sistemas automatizados do Ecad é considerada referência mundial. "Esse know-how desperta até mesmo o interesse de associações estrangeiras de direitos autorais que, frequentemente, convidam o Ecad para troca de experiências internacionais. Nos últimos cinco anos, o investimento do Ecad em tecnologia da informação foi de R$ 20 milhões. Esse prêmio é o reconhecimento a todo esse trabalho desenvolvido pelas associações de gestão coletiva musical e o Ecad na defesa dos direitos autorais de milhares de artistas que têm suas músicas executadas publicamente".
São destaques na estratégia de inovação tecnológica da entidade o Ecad.Tec Móvel, solução móvel utilizada para cadastramento de novos usuários de música e emissão de boletos de cobrança pelas equipes de Arrecadação e também para a obtenção de roteiros musicais pelas equipes de Distribuição; o Ecad.Tec Som, equipamento que permite a gravação automática de shows e música ao vivo, com autonomia de até 90 horas de gravação; além do Ecad Tec. Rádio, que consiste num software disponibilizado gratuitamente para as rádios que pagam direito autoral a fim de que enviem as suas programações musicais ao Ecad. Todas essas soluções, entre outras, trouxeram ganhos enormes da qualidade das atividades do Ecad e produtividade dos funcionários.
O Ecad ainda dispõe de uma Central de Teleatendimento, equipada com a mais moderna estrutura de call Center; de um crescente banco de dados de obras musicais, fonogramas e audiovisuais, considerado o maior da América Latina, e do seu site institucional, www.ecad.org.br, que oferece um extenso conteúdo sobre direito autoral, além de serviços como a simulação de cálculo do direito autoral, emissão da segunda via de boleto bancário e a atualização cadastral pelos usuários de música.
Em outubro de 2011 será lançado oficialmente um dos mais importantes sistemas desenvolvidos pelo Ecad: o Ecad. Tec CIA Rádio – um sistema pioneiro, de alta tecnologia, desenvolvido em parceria com a PUC-Rio, instituição considerada referência em pesquisa e tecnologia. O objetivo do CIA Rádio é automatizar os processos de captação, gravação e identificação das músicas executadas em rádios AM e FM, o que beneficiará milhares de artistas. Para se ter uma noção da importância deste projeto, ele foi um dos destaques na avaliação da comissão julgadora para concessão do prêmio "As 100+ Inovadoras em TI" ao Ecad. Para 2012 já está previsto o lançamento do Ecad.Tec CIA Audiovisual, software que terá as mesmas atribuições do CIA Rádio, porém, voltado para as músicas executadas nas TV’s abertas e por assinatura. Assim como o CIA Rádio, o sistema também é fruto de parceria com a PUC-Rio. Ambos os sistemas proporcionam mais agilidade e transparência ao processo de distribuição dos direitos autorais, beneficiando milhares de artistas que têm suas músicas executadas nas rádios e TV’s.
Sobre o Ecad
O Ecad é uma sociedade civil, privada, que tem como objetivo centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical. É administrado por 9 associações de música e representa todos os titulares de obras musicais (autores, intérpretes, músicos, produtores fonográficos e editores nacionais e estrangeiros) filiados a essas associações. Com sede no Rio de Janeiro, o Ecad possui 26 unidades próprias localizadas nas principais capitais do país e também conta com 130 agências credenciadas para atuar em todo o Brasil. Recentemente, a instituição foi eleita pelo Instituto Great Place to Work como uma das 30 melhores empresas, com menos de 1.000 funcionários, para se trabalhar no Brasil, ocupando o 26º lugar no ranking; e uma das 30 melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro, ocupando o 10º lugar neste ranking. O Instituto Great Place to Work tem como foco premiar empresas éticas e socialmente responsáveis, além de inovadoras e empreendedoras.