Pará é terceiro em direitos autorais

  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Simulador de Cálculo
    • Regulamento de Arrecadação
  • Unidades do Ecad
  • Canal do Usuário
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Conheça o Ecad Ícone mensagem Fale com o Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • FAQ
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Ícone mensagem Unidades do Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
Logo ECAD
  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Simulador de Cálculo
    • Regulamento de Arrecadação
  • Conheça o Ecad
  • Canal do usuário
  • Fale com o Ecad
PÁGINA INICIAL Notícias Pará é terceiro em direitos autorais
Pará é terceiro em direitos autorais

Pará é terceiro em direitos autorais

04.03.2008 Notícias

CAROLINA MENEZES

O relatório do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) referente ao ano de 2007 traz uma grata surpresa para um Estado repleto de banquinhas de CDs e DVDs piratas a cada esquina: o Pará consta em terceiro lugar no ranking dos Estados que mais tiveram crescimento no valor total de direitos autorais arrecadados, cerca de R$ 2,2 milhões, um aumento de 21,11% em relação ao ano anterior. Na lista dos que mais arrecadaram, o Pará aparece de novo na mesma posição, perdendo apenas para o Mato Grosso e para Ribeirão Preto (SP). A comparação é feita entre os anos de 2007 e 2006.

O órgão vem obtendo, ao longo dos últimos anos, resultados recordes de distribuição dos direitos autorais de execução pública musical. Prova disso é que no ano de 2007, o valor distribuído aos titulares de direitos autorais e conexos (autores, intérpretes, músicos, editores, produtores fonográficos, entre outros) cresceu, no total, 21,63% em relação ao ano de 2006, totalizando cerca de R$ 250 milhões. Foram 68,2 mil titulares beneficiados. A instituição arrecadou aproximadamente R$ 302 milhões, 12,07% a mais que o ano anterior. Entre 2000 e 2007, a distribuição dos direitos autorais deu um salto de 197,69%.

Para obter este desempenho, o Ecad investiu no controle operacional e informatização das suas atividades, na modernização da sua estrutura, no treinamento e qualificação de suas equipes, na conscientização dos usuários de música e na comunicação com o mercado, sedimentando assim a política de transparência de atuação da instituição. O desempenho do Ecad contra os usuários inadimplentes na esfera do Judiciário também trouxe importantes contribuições para o alcance desses resultados. Exemplo disso foram os valores arrecadados em vitórias judiciais que chegaram a R$ 82 milhões em 2007, aproximadamente. ‘Fazemos campanha, criamos um site (www.ecad.org.br) e uma linha direta com o consumidor, o autor, o produtor de festas que precisa entender qual o trabalho do ECAD. Nossa idéia é conscientizar, ameaçar suspender o show, o evento, criar qualquer tipo de constrangimento não é a nossa estratégia. E se o Pará mostra esse crescimento é porque as pessoas estão se conscientizando, percebendo a importância desse trabalho de arrecadação’, explica o coordenador (nacional) de Shows e Eventos do ECAD, Júlio Carvalho. ‘Hoje em dia, para o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia ou a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), em Belém, liberarem um evento, é exigida a ida ao ECAD regional para o repasse dos direitos. A Rádio e a TV Cultura também acabaram de negociar conosco, fecharam um acordo’, conta.

INADIMPLÊNCIA

No site do ECAD, os relatórios mais recentes são de outubro de 2007 e mostram artistas e canções mais tocadas, por região, em rádios AM/FM. Aqui no Norte, as três canções mais tocadas em 2007 são de músicos como Tânia Mara (essa em 1º lugar), Ivete Sangalo e os pagodeiros do Revelação. A lista muda completamente quando a análise gira em torno dos autores que mais receberam: eles atendem pelos nomes de Solange de Cesar, Walmir Alencar e Beno Cesar, todos compositores de música religiosa e todos na frente de nomes como Roberto e Erasmo Carlos (em 4º e 6º lugar, respectivamente), Renato Russo (19º), entre outros.

Com 30 anos de história no mercado, o ECAD é administrado por uma série de associações – algumas inclusive internacionais, para garantir que música de brasileiro tocada fora do Brasil também tenha direito autoral arrecadado e que música estrangeira que toca aqui renda para o autor – que cadastram os autores e são responsáveis pelo repasse de tudo o que é arrecadado. ‘Hoje temos um banco de dados com mais de 262 mil titulares e a partir do momento que o ECAD recebe os valores do promotor de eventos que está organizando um show, ou de empresas de comunicação como rádio e TV, os valores chegaram aos compositores com certeza’, afirma Júlio.

No entanto, o ECAD ainda lida com o grande problema da inadimplência. ‘Se o usuário não aparece, se torna inadimplente. Procuramos nos jornais, na mídia em geral, sempre saber o que está acontecendo, onde há eventos. E se não formos procurados, vamos até o local conversar com os organizadores. Fazemos a fiscalização, mas não há imposição ou ameaças. Quando conseguimos negociar, o repasse é feito de acordo com as músicas que tocarão no evento e levando em consideração a bilheteria (se houver), ou seja, diretamente, ou ainda levando em conta o que é executado em programa de rádio ou TV, nesse caso, de forma indireta, através de amostragem de tudo o que é tocado no País’, detalha o coordenador.

Quem precisa fazer sua arrecadação junto ao ECAD, mas não sabe bem como funciona, deve entrar no www.ecad.org.br para conhecer e saber como funciona. Dá até para fazer uma simulação de valores. ‘Por enquanto, rádio, TV, cinema e TV por assinatura são os mais problemáticos no que diz respeito à inadimplência, existe um litígio e uma grande dificuldade de negociação. Mas continuamos acreditando na estratégia da conscientização e nos colocamos à disposição para esclarecimentos e negociações. Muitos não entendem, mas direito é coisa certa, é devido, precisa ser arrecadado e repassado’, diz Júlio.

 

compartilhe este conteúdo

Facebook Whatsapp Linkedin

continue lendo

EcadNet: site passará por manutenção a partir desta quinta-feira (11/12)

EcadNet: site passará por manutenção a partir desta quinta-feira (11/12)

11.12.2025 Notícias

Informamos que o site do EcadNet passará por manutenção programada a partir desta quinta-feira, 11 de dezembro, às 18h, com previsão de término na sexta-feira, 12 de dezembro, às 8h. Durante esse período, o site fic...

Wagner Tiso completa 80 anos e tem trajetória celebrada em levantamento do Ecad

Wagner Tiso completa 80 anos e tem trajetória celebrada em levantamento do Ecad

11.12.2025 Notícias

Ranking revela as músicas mais tocadas e regravadas do maestro e compositor Ao completar 80 anos no próximo dia 12, Wagner Tiso comemora uma trajetória marcada pela sofisticação musical e por parcerias que atravessam d...

Ecad vence Prêmio Aberje nacional com relatório “Mulheres na Música”

Ecad vence Prêmio Aberje nacional com relatório “Mulheres na Música”

10.12.2025 Notícias

Estudo foi eleito melhor Publicação Especial no Prêmio Aberje 2025, reforçando a relevância do tema para a indústria musical O Ecad recebeu o troféu de vencedor nacional na categoria Publicação Especial com o case ...

Cinesystem é a primeira rede de cinemas a receber Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música

Cinesystem é a primeira rede de cinemas a receber Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música

04.12.2025 Notícias

Rede nacional de cinemas é contemplada por iniciativa que valoriza a adimplência e o reconhecimento dos compositores A Cinesystem, uma das principais redes de cinema do país, recebeu do Ecad (Escritório Central d...

Paula Novo, do Ecad, é reconhecida como Comunicadora do Ano pela Aberje

Paula Novo, do Ecad, é reconhecida como Comunicadora do Ano pela Aberje

01.12.2025 Notícias

A Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) anunciou os vencedores da categoria Comunicadores do Ano do Prêmio Aberje 2025. Paula Novo, gerente de Comunicação e Marketing do Ecad (Escritório C...

Billy Idol completa 70 anos com clássicos que seguem em destaque

Billy Idol completa 70 anos com clássicos que seguem em destaque

29.11.2025 Notícias

Levantamento do Ecad revela as músicas mais tocadas e regravadas do artista Com atitude irreverente, estética marcante e músicas que atravessaram gerações, Billy Idol chega aos 70 anos no dia 30 de novembro mantendo-se...

Ícone com seta para esquerda Voltar para listagem
Logo ECAD

Sobre o ECAD

  • O Ecad
  • Resultados
  • Ranking
  • Gestão coletiva
  • Caminho do Direito Autoral

Associações

  • Conheça as Associações
  • Abramus
  • Amar
  • Assim
  • Sbacem
  • Sicam
  • Socinpro
  • UBC

Eu Faço Música

  • Associações
  • Distribuição
  • Calendário de distribuição
  • Comunicados
  • Titulares

Eu Uso Música

  • Arrecadação
  • Serviços ao Usuário
  • Simulador de Cálculo
  • FAQ
  • Imprensa
  • Em Pauta

Fale com o Ecad

  • Onde estamos
  • Fale com o Ecad
  • Canal de Ética
  • Trabalhe Conosco

Redes sociais

Canal do Usuário Acesso ao Ecadnet
  • Portal da privacidade
  • Termos de uso
  • Política de Cookies
whatsApp milla-closed milla-opened