Big Brother Brasil: como é feita a identificação de músicas e a distribuição dos direitos autorais?
Se tem um integrante que sempre dá as caras no Big Brother Brasil, certamente é a música. Seja no dia a dia dos participantes, nas festas ou nos momentos de lazer, ela está sempre lá animando, divertindo e ajudando a enfrentar o confinamento e as decisões que terão impacto no jogo.
E como o Ecad faz para identificar todas as músicas tocadas no BBB e distribuir os direitos autorais para os respectivos titulares? Continue aqui que vamos te mostrar como isso é feito.
No segmento de TV Aberta, as emissoras adimplentes enviam para o Ecad uma planilha relacionando todas as músicas que foram tocadas na programação em determinado período. No caso do BBB, a TV Globo também informa nessa planilha todas as músicas que foram tocadas no programa, incluindo as execuções durante as festas e apresentações ao vivo de artistas convidados.
Alguns programas, como o BBB, passam ainda por um processo de escuta, uma auditoria interna do Ecad para confirmar se a música tocada é a mesma que foi informada na planilha. Quando nossa equipe identifica alguma música cantada por algum participante e que não consta na planilha, por exemplo, ela é captada conforme a escuta e incluída na distribuição dos direitos autorais.
O repasse de valores aos compositores e demais artistas é feito trimestralmente, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, respeitando o calendário de distribuição. São contemplados os titulares de direitos de autor (compositores e editores) e conexos (intérpretes, músicos e produtores fonográficos).
Você sabia? A música “Vida real", conhecida por tocar na abertura do programa, é uma versão do compositor e cantor Paulo Ricardo para a obra original “Leef", de autoria de Rudolf Voerman, Paul Post e Henri Kooreneef. |