Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e com quem precisa saber um pouco mais sobre o universo dos direitos autorais. Nos vemos no próximo post do blog "Por dentro do Ecad"!
Identificação das músicas: etapa fundamental para a distribuição dos direitos autorais
Chegou a hora de mais um post no blog "Por dentro do Ecad"! Hoje vamos te contar todos os detalhes sobre o processo de identificação musical. Vamos lá?
Para distribuir os valores arrecadados, é preciso saber quais músicas foram tocadas em cada segmento de execução pública. Todos os meses, o Ecad processa milhares de execuções, captadas de diferentes formas, para poder identificar os autores, intérpretes e músicos de cada música e remunerá-los com o pagamento do direito autoral.
São diversos os processos de identificação das músicas tocadas. No caso de shows, por exemplo, os promotores entregam ao Ecad o roteiro musical, relacionando as músicas executadas para que possamos identificar os respectivos autores em nosso banco de dados. O mesmo acontece no streaming.
No segmento de Rádio, usamos um software próprio que capta, grava e identifica as execuções musicais de forma automática, chamado Ecadtec CIA Rádio, enquanto as emissoras de TV têm suas músicas gravadas e identificadas internamente. Em ambos os segmentos também trabalhamos com planilhas de programação enviadas pelas emissoras.
No vídeo abaixo, te explicamos como funciona o Ecadtec CIA Rádio. Para conferir, é só dar o play!
Já em estabelecimentos com música ao vivo e naqueles que contam com sonorização ambiental, as músicas são identificadas através de um processo de escuta. Bem legal, não é mesmo? 😉
Veja também: "Ecad responde: como o Ecad sabe quais músicas são tocadas?"